Filtre por:

Agenda

Bom Retiro e Luz

Com curadoria de Diógenes Moura, mostra reúne 92 imagens dos fotógrafos Cristiano Mascaro, Bob Wolfenson, Marlene Bergamo e do coletivo Cia de Foto

A fotografia segue como destaque na programação do Centro da Cultura Judaica. Instalada no primeiro andar do prédio do Centro e com outras atividades articuladas ao redor do seu tema, a mostra Bom Retiro e Luz: Um Roteiro, 1976 – 2011, tem como ponto de partida a série homônima feita pelo fotógrafo Cristiano Mascaro para a Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 1976.

Para realizar a curadoria deste projeto, o CCJ convidou Diógenes Moura, conhecido pelo seu trabalho como curador de fotografia da Pinacoteca do Estado de São Paulo, sediada no Bom Retiro. “Diógenes passa a maior parte do seu tempo no bairro. Portanto pareceu lógico convidá-lo a montar uma equipe de fotógrafos para mapear este espaço”, justifica Benjamin Seroussi, responsável pela programação do Centro da Cultura Judaica.

O campo de pesquisa se expandiu ainda para o acervo do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro que agrupa as lembranças da comunidade judaica, da Mooca até o Bom Retiro, passando por cidades esquecidas do velho continente, cujas lembranças foram trazidas pelos imigrantes e que hoje se encontram lado a lado. Ao todo serão 92 fotografias que representam diferentes visões do bairro em épocas diversas.

Dentro processo de curadoria, Moura tomou como ponto de partida a série de Cristiano Mascaro, encomendada pela então diretora da Pinacoteca do Estado, Aracy Amaral, e que hoje integra o acervo da Pinacoteca. Constituída de imagens representativas de uma época, as fotografias realizadas na década de 70 retratam a vida cotidiana do bairro judeu (como é conhecido) e suas adjacências, destacando os contrastes do local por meio da contraposição de luz e sombra.