Filtre por:

Agenda

Uma coisa são duas

A Galeria Impar abre a coletiva Uma coisa são duas, primeira de um série de três exposições a serem realizadas em parceria com o Grupo de Estudos e Criação em Fotografia, coordenado pelo curador Eder Chiodetto. A mostra traz trabalhos fotográficos de 17 artistas.

O conceito da exposição é fundamentado por um depoimento de Carlos Drummond de Andrade sobre uma exibição de fotografias de Alécio de Andrade: “Olha, descobre este segredo: uma coisa são duas — ela mesma e sua imagem. (…) A imagem é um ser vivo, como os demais seres. E quer penetrar em teu espírito, habitá-lo como hóspede afectuoso. (…) Não pode haver melhor uso da fotografia do que este de alimentar-nos da porção perdida de nossa alma.” Eder Chiodetto desenvolve, afirmando que a exposição “investiga a natureza da fotografia como uma linguagem que produz duplicidades do mundo visível. Quando uma representação é gerada a partir de um referente concreto, a depender da intenção do artista, ela pode se transfigurar e ganhar novas formas e propiciar leituras livres que se descolam do objeto ou da situação que originou a imagem.”

Os trabalhos apresentados em Uma coisa são duas foram feitos especialmente para a mostra. Entre eles estão fotografias inspiradas pelo corpo humano, explorando estados emocionais geralmente não visíveis, e pela oposição da cultura à natureza, além de obras que ficam na intersecção entre a fotografia e a pintura, o cinema e a escultura. A exposição conta ainda com uma instalação no banheiro da galeria com a intenção de causar um deslocamento no espaço físico do ambiente.

Serviço

Rua Mourato Coelho, 1017 – Vila Madalena, SP

Tel.: (11) 2645.4480

Período: 02 de setembro a 07 de outubro de 2011

Horário: segunda a sexta feira, das 10 às 19h