Filtre por:

Agenda

32º Panorama da Arte Brasileira

O Museu de Arte Moderna de São Paulo abre a expo: Panorama da Arte Brasileira 2011. Com curadoria de Cauê Alves e Cristiana Tejo, a 32ª edição da mostra bienal do MAM-SP tem como tema Itinerários, itinerâncias e traz cerca de 40 artistas de diversas partes do país, além de alguns estrangeiros com maior ou menor inserção no cenário da nacional. Além disso, um seminário nos dias 2 e 3 de dezembro (veja programação abaixo) e uma mostra de cinema e arte (títulos a definir) complementam a programação.

A ideia de Itinerários, itinerâncias surge da percepção dos curadores Cauê Alves e Cristiana Tejo de alguns aspectos da realidade artística de hoje, relativos ao tempo e aos deslocamentos implícitos nesse meio, não só no Brasil, mas no mundo todo. Com a globalização e a volatilização das fronteiras, os artistas viajam cada vez mais para participar de exposições e residências e em alguns casos passam mais tempo em trânsito do que nas cidades em que vivem. E o mapeamento geográfico da arte deixa de fazer sentido à medida em que seus agentes estão sempre em trânsito ou conectados entre si pelos meios de comunicação que eliminam distâncias.

Essa constante circulação cria realidades temporais distintas. Em uma primeira instância, há uma urgência na busca de resultados em residências e estadias que podem ser de curtíssima duração, como uma semana ou um mês, e os prazos de entrega e de montagem dentro de um calendário internacional de exposições cada vez mais atribulado. Paralelamente, há o tempo em que vai se construindo a obra de um artista, seu processo de trabalho ao longo dos anos e as influências que ele sofre por esses deslocamentos.

Que tipo de arte é gerada na situação atual? O Panorama 2011 pretende ser uma plataforma de debate e análise sobre o que perdura e torna-se produto final em contraponto à velocidade e quantidade de processos e realizações, e de deslocamentos que têm muitas vezes por objetivo a criação de uma obra dentro de determinado contexto, artificial na medida em que não é o ateliê nem a cidade onde vive o artista. As obras selecionadas trazem em si características duais como impermanência e perenidade, presença e ausência, formalização e improviso.

Dessa forma, a exposição não ocupará o museu apenas no âmbito dos espaços de exibição, mas de forma abrangente, explorando a estrutura do museu como um todo, seja a biblioteca, seja o Educativo, fazendo com que o próprio MAM-SP seja um espaço de entrecruzamentos e conexões.

SERVIÇO

 

Panorama da Arte Brasileira 2011 – Itinerários, itinerâncias (Grande Sala e Sala Paulo Figueiredo)

Curadoria: Cauê Alves e Cristiana Tejo

Abertura: 15 de outubro de 2011 (sábado), a partir das 18h30

Visitação: 16 de outubro a 18 de dezembro de 2011