Filtre por:

Agenda

Mostra Mac 2012

Este ano marca a segunda edição da Mostra Mac SP, que ficará em exposição entre 2 de outubro e 20 de dezembro. A exposição é voltada para a decoração, tendo em foco o mobiliário. Para este ano, A mostra conta com 18 ambientes e a participação de 25 arquitetos, decoradores e paisagistas.

As linhas de lançamentos apresentadas nesta edição são Boss, Dread, Lounge, Quad, Square e Tidra. Os profissionais que criaram espaços para a mostra são Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli; Beatriz Dutra; Cristina Amaral; Denise Barretto; Fernanda Marques; Francisco Cálio; Francisco Lopes; Juliana Freitas; Luita Trench; Luiz Carlos Orsini; Mara Chap Chap; Marcelo Bellotto; Mari Ani Oglouyan; Paula Magaldi; Paulo Marcelo e Eurico Guedes; Regina Adorno; Renata Seripieri e Tatiana Kamogawa; Renato Páteo e Maria Delmanto; Sabrine Santos; Sylvia Brener; Tota Penteado.

O melhor da mostra:

ANDREA TEIXEIRA E FERNANDA NEGRELLI
ÁREA SOCIAL - LIVING E SALA DE JANTAR

Em um espaço com 45 m2, as arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli integraram o living e a sala de jantar em uma grande área social, contemporânea e aconchegante, com tons leves e elegantes. De acordo com as profissionais, a inspiração surgiu da necessidade de unir família e amigos em um ambiente funcional e de bom gosto. A marcenaria laqueada em branco destaca os móveis, sempre em tons crú e charuto, e valoriza as peças de arte, além de lustres de velas.

Contato: www.negrellieteixeira.com.br / (11) 3045-1859

 

BEATRIZ DUTRA
INTEGRAÇÃO – SUÍTE COM HOME LIVING

O espaço, com 40 m2, foi elaborado com a intenção de passar a agradável sensação dos ambientes litorâneos, aconchegantes, confortáveis e sedutores. Os móveis em fibras, como a cama Zen e a poltrona Ostra, os tecidos em linho naturais e refrescantes, as cores nos tons fendi e off-white mesclados ao azul marinho, remetem a lembranças de paradisíacas ilhas. O papel de parede, as texturas, tons e tela do artista plástico João Migotto complementam a ambientação e trazem a sensação de calma e frescor.

Contato: www.beatrizdutra.com.br / (11) 3062-8647

 

CRISTINA AMARAL
BANGALÔ DA PRAIA

A inspiração para a casa de praia com o pé na areia, de 70 m2 e dividida em pergolado, área relax e solarium, veio das praias de Trancoso, onde tudo remete à natureza. O pergolado é coberto com vidro e forro de bambuzinhos miniatura. Os móveis da Linha Four, componíveis, tornaram o ambiente flexível a mudanças: o puff virou mesa de centro com um aparador e a poltrona sem braços pode ser facilmente relocada, conforme a necessidade. O projeto de iluminação apresenta um lustre, assinado pela designer Cristiane Bettolucci, usado como escultura. A chaise Ostra foi estrategicamente colocada sobre a areia para recriar o clima praiano, descontraído e relaxante. Toda a ambientação foi baseada nas cores cinza e preta, com pitadas coloridas e refrescantes da lima e limão. O projeto de paisagismo é assinado por Maria Delmanto e Renato Páteo e segue o mesmo conceito clean e minimalista da decoração, com plantas ornamentais como Sanseverias cilíndricas, Sanseveria trifasciata hahnii, Asparagus densiflorus, Euphorbias e Pleomeles.

Contato: www.cristinaamaral.arq.br / (11) 3168-8702

 

DENISE BARRETTO
LOUNGE DE VERÃO

O verão e as influências africanas – intrínsecas ao conceito de brasilidade - estão na composição vibrante deste espaço de muito conforto e relaxamento. A presença africana também pode ser sentida no tapete com desenho inspirado na estética e no painel em macramê gigante, sobre a parede de madeira cruzeta em vermelho carmim, que traz o nome de Maracatu. A alegria das cores, o aconchego do sofá volumoso, da linha Goran, e a luz do sol, representada pelo estuque com veladura ouro, deixam transparecer a alma do brasileiro, junto com as cores das almofadas: amarelo ouro, vermelho carmim, off white, preto, linho e tons de bege e verde. Os materiais adotados são a cruzeta natural no pórtico de fundo e madeira bruta na mesa de centro. O linhāo em tom natural contrasta com as almofadas super coloridas de inspiração em Debret.

Contato: www.denisebarretto.com.br / (11) 3078-6963

 

FERNANDA MARQUES
ESPAÇO FERNANDA MARQUES

As expedições e os safáris à África, realizado por brasileiros, inspiraram a ambientação da cabana contemporânea e bem equipada, montada em meio à mata. O mobiliário de linhas retas e desenho contemporâneo, em contraposição ao emaranhado desordenado da vegetação, compõem o espaço de 42 m2.

Contato: www.fernandamarques.com.br / (11) 3848-3426 ou 3849-3000


FRANCISCO CÁLIO
ESPAÇO MULTIUSO

O arquiteto criou um espaço Zen, com uma cartela de cores em tons neutros e espaços amplos, pronto para receber e festejar a vida. A tapeçaria em linho tem toque agradável e é leve para dias quentes. A fibra em tons fendi, nos garden seats, completam a decoração do ambiente de 35 m2.

Contato: www.calio.com.br / (11) 3031-4139

 

JULIANA FREITAS
CANTINHO VERDE

A paisagista é responsável pelo menor espaço da mostra, com 4,5 m2. Procurou inovar a decoração com um móbile verde: vasos de fibra de vidro pendurados em uma grade de ferro e sustentados por cabos de aço. Para o vaso decorativo com as plantas de sombra e meia sombra, Juliana projetou uma gaveta no fundo, para a coleta de água. Seixos na cor marrom forram o chão.

Contato: www.julianafreitas.com.br / (11) 3876-4090

 

LUÍTA TRENCH
ESPAÇO VIVER BEM

Voltada a um público que busca compor sua área externa com versatilidade, o ambiente, de 17 m2 foi decorado com a linha Blaster, utilizando cores como o verde tifanny e o rosa, que são alegres e combinam uma com a outra. A parede foi revestida com papel de parede texturizado. Objetos de decoração como baú, lanternas, gaiola e banquetas dão o toque para o convite para aproveitar o espaço.

Contato: www.luitatrench.com.br / (11) 4063-1128

 

MARA CHAP CHAP
ESPAÇO MARA CHAP CHAP

Decorado com a linha Dred, lançamento 2013 da Mac Móveis, o Espaço Mara Chap Chap é descontraído e de uso informal, sem perder a elegância e a contemporaneidade. O ambiente tinha paredes e nichos revestidos em madeira rústica e, por ser aberto, recebia bastante interferência dos espaços vizinhos. Tirando partido da estrutura da arquitetura de interiores já existente no showroom da Mac Móveis, a profissional fechou alguns espaços e manteve algumas aberturas por meio de painéis em MDF pintados na cor tabaco. Assim alternados com a madeira existente, criou linhas horizontais e nelas um nicho para colocação da lareira ecológica. Para delimitar o espaço atrás do sofá e integrá-lo a uma coluna existente, desenhou elementos verticais em marcenaria. A madeira de revestimento das paredes, juntamente com as fibras naturais dos móveis e a escolha de tecidos em tons claros e neutros, traz conforto, aconchego, descontração e elegância, baseados na mistura de texturas dos móveis, que tem estrutura metálica na cor tabaco, com a mesa de madeira feita de tora da árvore, o vidro preto no revestimento frontal do nicho da lareira, e na rusticidade dos tecidos de revestimentos escolhidos. Poltrona e sofá, de base neutra, são revestidos por linho mesclado na cor areia, com faixas assimétricas no mesmo tecido, liso e na cor tabaco, para trazer um diferencial geométrico e associado à estrutura da arquitetura de interiores do espaço. As almofadas decorativas foram especialmente criadas para esse espaço nos tons de caramelo, verde água e estampado étnico nos tons de cinza.

Contato: www.marachapchap.com.br / (11) 3884-1047

 

MARI ANI OGLOUYAN
ESPAÇO GOURMET

O conceito do Espaço Gourmet foi o de criar uma disposição que favorecesse a interação do chef com os convidados, propiciando um clima intimista e aconchegante, com a facilidade de ter todos os equipamentos à mão. A disposição das mesas, bem próximas à bancada, mas soltas dela, permite que haja esse envolvimento com quem está na cozinha com muito conforto. Utensílios como panelas, eletrodomésticos e condimentos saem dos armários e ficam expostos, fazendo parte da ambientação. Uma coleção de pratos pintados à mão traz cor e arte ao ambiente, com 13 m2. Preto, branco e tons amadeirados predominam nos móveis das linhas Tidra (mesas de jantar, banquetas e cadeiras), Aporuê (poltronas) e Ônix (mesas).

Contato: www.ogas.com.br / (11) 3877-0466

 

PAULO MARCELO E EURICO GUEDES
STAR ÍNTIMO NA MONTANHA

Com predominância da terracota na decoração do espaço de 40 m2, Paulo Marcelo e Eurico Guedes criaram um ambiente íntimo e acolhedor. Bancos e mesas de madeira, com tampo de fibra natural, trazem a atmosfera da Toscana para o Brasil.

Contato: (11)3064-9504 / 3062-2920

 

REGINA ADORNO
VARANDA

O espaço foi pensado como uma área de varanda, com estar e pequeno bar junto. Tons de areia e cores neutras com pitadas de vermelho criam um clima de praia oriental misturado com lembranças de férias. A iluminação torna a atmosfera agradável em qualquer horário e o forro tornou-se um elemento da composição. Destaque para a gravura do inglês Julien Opie.

Contato: www.reginaadorno.arq.br / (11) 3486-2905

 

RENATA SERIPIERI e TATIANA KAMOGAWA
VITRINE LOUNGE TIDRA

A Archeufficio Arquitetura e Design participa da mostra MAC assinando a vitrine Lounge Tidra, da loja de móveis para área externa. Em um espaço de 30 metros quadrados, a designer de interiores Renata Seripieri e a arquiteta Tatiana Kamogawa tomaram como partido as cores do verão, criando contrastes vibrantes e alegres, sem deixar de lado o frescor e a leveza da estação. As profissionais dividiram o ambiente em dois espaços distintos, porém com a mesma linguagem. Painéis em linho na cor turquesa, da JRJ Tecidos, destacam a coleção Lounge Tidra, da MAC. “Quisemos nesse ambiente criar uma atmosfera de estar”, ressalta Renata. Por isso, em um dos ambientes ela dispôs sofá, duas poltronas e uma mesa de centro da mesma linha. No outro espaço, as meninas partiram do conceito minimalista e contaram com uma chaise longue. Todos os móveis são na cor branca, tanto na estrutura em metal como os tecidos do encosto e assento. Para dar pinceladas de cor e arrematar os espaços com toque

alegre, Renata e Tatiana distribuiram almofadas multicoloridas, confeccionadas por Lisa Corti. A iluminação, executada pela Wall Lamps, também foi um ponto de destaque do projeto, que procurou criar cenas de luz para enaltecer a beleza e contemporaneidade dos móveis. Arranjos florais criados pela Toioco Kamogawa arrematam a decoração. O projeto foi executado pela Cadani Arquitetura.

Contato: www.archeufficio.com.br / (11) 3079-9999

 

SABRINE SANTOS
JARDIM DA CIDADE

Para explorar o tema “Emoções do Brasil”, Sabrine Santos elaborou o ambiente Jardim da Cidade, com 53m², em homenagem ao Parque Sarah Kubitschek, também chamado de Parque da Cidade. Localizado em Brasília, o parque foi projetado pelos renomados arquitetos Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Burle Marx, e é o único parque brasileiro intitulado como um dos maiores do mundo, com 4,2 km². Além disso, Sabrine também homenageia, em ano de eleição, Sarah Kubitschek, esposa de Juscelino Kubitschek, uma das primeiras-damas mais ativas do país, por atuar principalmente em obras sociais. A ideia do Jardim da Cidade é trazer um pedaço do Parque da Cidade à São Paulo. O espelho d’água, encontrado no projeto, remete aos diversos lagos artificiais do parque. A área de relaxamento, com espreguiçadeiras – que transmite tranquilidade e sintonia com a natureza –, e a área para refeição, demonstram a versatilidade do jardim, já que o parque também oferece diversas opções de atividades.

Contato: www.sabrinesantos.com.br / (11) 4191-1710

 

SYLVIA BRENER
RIAD VILA MAC

A ideia foi criar uma varanda, um ponto de encontro, onde os elementos naturais e a diversidade étnica dos objetos se integrassem na busca de despertar os sentidos através de uma atmosfera de conforto e num clima de habitabilidade, procurando sempre levar o visitante a viajar em um roteiro dos sonhos proporcionado pela ousadia e multiplicidade das cores e das misturas de materiais. Um verdadeiro oásis de encontro para a família e amigos, com 10 m2.

Contato: www.brenerbaser.com.br / (11) 3872-3577

 

TOTA PENTEADO
ESPAÇO TOTA PENTEADO

Responsável pela área dos vendedores, Tota Penteado trouxe o espaço para dentro da loja, construindo uma bancada em limestone mont dore com acabamento levigado, executado pela Mont Blanc numa extensão de aproximadamente cinco metros, interrompido por uma viga estrutural onde um nicho foi criado para abrigar um vaso com galhos e flores secas, em estilo tanto praiano como do campo. As paredes foram pintadas em um tom de verde oliva escuro, destacando a bancada clara. O conceito aplicado é o de um espaço limpo, com linhas bem retas e elegante, usando cores coordenadas com os detalhes do paisagismo da área integrada espaço, no qual aparecem cahepots de aço corten.

 

Serviço
MOSTRA MAC SP 2012
www.macsp.com.br
Período: de 2 de outubro a 20 de dezembro de 2012
Funcionamento: Segunda à Sexta, das 10h às 19h
Endereço: Rua Groenlândia, 764, Jardim Paulistano (esquina com a Avenida Nove de Julho).
Entrada Gratuita
Estacionamento no local, com manobrista. 

 

fotos por Marco Gorgatti.