Filtre por:

Eventos

VidroSom 2012 acontece em Curitiba e repete o sucesso de São Paulo e Rio

A 4ª edição do VidroSom   – Seminário de Soluções Acústicas em Vidro – , realizado no auditório do Sinduscon-PR, em Curitiba, na última (quarta-feira, dia 25),  amplia seu raio de ação, regionaliza-se e consolida-se como importante ferramenta de informação e capacitação técnica para os profissionais do setor sobre o valor agregado e a capacidade acústica do vidro. Depois de Curitiba repetir o sucesso de Rio e São Paulo, o evento cresce e poderá ser repetido em outras cidades do País.

“A diversificação dos locais do evento é importante porque leva informação para públicos diferentes e que normalmente não teriam acesso”, comentou o engenheiro Carlos Henrique Mattar, Gerente de Desenvolvimento de Mercado da CEBRACE. Durante a sua palestra, houve a celebração de ‘1 minuto de silêncio’, conforme determina o protocolo do Dia Internacional de Conscientização do Ruído em todo o mundo.

Também por conta desta data, o arquiteto Marcos Holtz, diretor da Harmonia Acústica, e um dos palestrantes, fez um link direto para o site da ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica) e apresentou, em tempo real, a curva do nível de ruído captado em frente ao MASP, na avenida Paulista, em São Paulo. Resultado: às 17h45, o equipamento apontou 77.4dB. A OMB (Organização Mundial da Saúde) recomenda níveis sonoros abaixo de 55 dB(A), a fim de evitar doenças graves, como perda da audição, estresses, insônia, pressão alta e problemas cardíacos.

Quem teve a oportunidade de acompanhar os quatro eventos realizados até agora, saiu convencido de que o VidroSom deste ano foi o melhor tanto do ponto de vista de conteúdo técnico como também pela participação qualitativa do público formado por arquitetos, engenheiros, especificadores e demais profissionais  do setor da capital paranaense e de outras cidades, como Florianópolis, Porto Alegre e Goiânia.

Essa participação aconteceu também durante o debate sobre a Norma de Desempenho nº 15.575, da ABNT, que está em vigor, mas que terá sua exigibilidade a partir de março do ano que vem.  Ao responder uma pergunta, o empresário Edison Claro de Moraes, um dos palestrantes, foi enfático: “O arquiteto precisa conhecer bem a Norma, porque ele é corresponsável, vai responder do mesmo jeito”.

Um pouco antes, o arquiteto Domingos Henrique Bongestabs e o engenheiro Ricardo Antunes Macedo, de Curitiba, foram homenageados. Destaque também para o concurso de desenho “A Poluição Sonora e minha vida”, que reuniu alunos do 1º grau da rede municipal de ensino de Curitiba. Os desenhos de três alunas foram apontados como os melhores e cada uma ganhou um notebook: Deise Gonçalves Rocha, da Escola Especial Nilza Tartuce; Ariane da Silva de Oliveira, da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva; e Nicole Borges da Silva, da Escola Municipal Professor Linneu Ferreira do Amaral. Os organizadores decidiram também doar um notebook para a APAE-Curitiba.

Cofira a galeria: