espaço criativo
fora do padrão
Para inverter a lógica de um espaço convencional de trabalho, o quarteto de profissionais da Triptyque Arquitetos propôs
um layout fora dos padrões para a agência de marketing e promoções Bullet, na capital paulista
A busca de uma linguagem criativa própria e sem ostentação
na execução. Essa foi a premissa básica para o projeto
da agência de marketing e promoções Bullet, instalada na
cobertura de um edifício comercial em São Paulo. A partir
desse briefing suscinto, os arquitetos Carolina Bueno, Greg
Bousquet, Guillaume Sibaud e Olivier Raffaeli – o quarteto de
profissionais à frente do escritório Triptyque Arquitetos – colocaram
em prática mais um projeto inovador em seus portfólios.
De acordo com eles, a noção de experimentação ocupa
o lugar central nesse projeto. “A proposta articula múltiplas
referências, desde o mundo industrial ao universo da construção
civil, passando pela estética do material militar”.
Do laboratório de experimentação exercido pelos arquitetos
do Triptyque até a definição do layout da empresa, a solução
planejada para a Bullet foi a integração de todos os espaços
de trabalho – ambientes dotados de informalidade com a utilização
de elementos que parecem improvisados, como por
exemplo, as divisórias de tiras de plástico, as luminárias de
tronco e as estantes de madeira e blocos de concreto. Elementos
que cumprem a simplicidade do projeto – sugerida
pela diretoria da Bullet – , ao mesmo tempo, que revelam
sua ousadia ao adotar uma linguagem diferenciada nos interiores.
Além das estantes feitas com pranchas de madeira
empilhadas sobre blocos de concreto, o caráter lúdico do
Na foto menor, detalhe da sala da diretoria, instalada no
mezanino. A foto maior revela o plano geral da empresa.
No primeiro pavimento, o espaço coletivo dos funcionários,
a biblioteca e, ao fundo, a sala picnic, que tem mesa
de madeira de 4m – localizada junto à copa, que serve
tanto para reuniões informais quanto para as refeições
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fotos: Fran Parente
uma foto com escritório com mezanino