Como cadastrar cliente
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Realizar a manutenção (inclusão, alteração e exclusão) do cadastro de clientes.
Trata-se de um processo importante e que tem relação com todo o sistema, já que grande parte das ferramentas utiliza a informação de cliente.
- Antes de cadastrar os clientes, é adequado criar as categorias de clientes.
- Recomenda-se que a utilização desta tela seja feita por um número restrito de usuários, para que a gestão seja organizada e o cadastro completo (criando um padrão no registro dos dados e evitando duplicidade de informações).
- Durante e após o cadastro de clientes, é possível vincula-los a fornecedores e contatos.
- A partir da versão 15, é possível cadastrar vários tipos de telefones, sites e endereços.
- Recomenda-se que o processo de exclusão de clientes seja bastante cuidadoso e que apenas um número limitado de usuários tenha este acesso. A exclusão de um cliente também apaga uma série de registros que forem vinculados a ele (inclusive projetos) e, portanto, só deve ser feita com a devida cautela (o sistema apresenta uma mensagem informando quais serão as informações excluídas).
- A partir da versão 15, através do ASM (Ação Sistemas Mobile), os clientes poderão ser consultados via web e smartphones. Com este recurso, a consulta de informações poderá ser restringida ou liberada de acordo com o perfil do usuário.
- É possível copiar um endereço ja cadastrado no sistema através do botão Buscar endereço externo (raio amarelo).