Como cadastrar tipos de projetos
comercial>projetos>tipos de projeto |
Cadastrar o escopo de execução dos serviços realizados pelo escritório de acordo com o tipo de projeto.
No processo de cadastro de propostas e nas telas de projetos e ordem de serviço.
- O conteúdo completo dos Manuais de Escopo (desenvolvido pelas entidades responsáveis por cada tipo de serviço) é disponibilizado no Sistema Navis. Os manuais disponíveis são: Acústica, Ar Condicionado e Ventilação, Arquitetura e Urbanismo, Automação e Segurança, Coordenação de Projetos, Estrutura, Impermeabilização, Incorporação, Infraestrutura Esportiva, Instalações Elétricas, Instalações Hidráulicas, Luminotécnica, Paisagismo, Revestimentos e Vedações.
- É recomendável que se cadastrem todos os tipos de projeto executados no escritório, pois cada projeto será vinculado a um determinado tipo. Para tanto, é possível utilizar os manuais de escopo, criar escopos próprios ou mesclar as informações dos manuais com as que o escritório julgar importantes.
- Basicamente, a estrutura do sistema é: Projetos > Fases > Tarefas. Recomenda-se que a estrutura dos tipos de projeto contenha, pelo menos, as fases cadastradas.
- Na aba “Dados”, descreva o tipo de projeto e suas características básicas.
- Na aba “Estrutura”, descreva as fases, tarefas e/ou desenhos correspondentes àquele tipo de projeto. Para efetuar estas inclusões, utilize o botão direito do mouse.
- Para que a utilização do recurso seja otimizada na integração com o módulo de propostas, é possível indicar o percentual de participação de cada fase em relação ao todo.
- Logo após a definição da estrutura, é possível indicar os índices de produtividade por função (gerados automaticamente pelo sistema através das apropriações de horas) que serão aplicados em projetos deste tipo (com isso, a precificação pode ser realizada com maior precisão). Este processo também pode ser realizado através do botão direito do mouse.

