Filtre por:

Notícias

Projeto Carla Dichy

Projeto Residencial

Apartamento por Carla Dichy

Reformar e re-decorar este apartamento contemporâneo, de 450m2 mantendo as estruturas originais foi o desafio da arquiteta Carla Dichy ao assumir o projeto.

A reforma aconteceu em etapas. Em primeiro lugar foi alterada a arquitetura, depois o interior da área social, seguindo para a área íntima.

Área Social

A estrutura original dos ambientes foi mantida: distribuição de espaços, localização das paredes, pilares e o piso de mármore. Foram trabalhados moldura de gesso no teto, troca de portas e fechaduras e reestruturação da iluminação, um desafio para a profissional devido ao forro de gesso e ao pé-direito da laje ser muito baixo impossibilitando o rebaixamento do teto.

A proposta era de um living amplo com ambiente único separado somente pelas interferências da arquitetura original intrínsecas à sala como o rebaixo do estar em relação ao resto do living (sala de jantar de um lado e galeria com bar do outro).

A proporção de alguns móveis novos contribuiu para a amplitude do ambiente, como a mesa de centro na sala de estar de 1.80 x 1.80m – é ela quem dá peso visual e ocupa o grande vazio no centro da sala.

Com a ideia de aproveitar o máximo do mobiliário existente, algumas peças foram reformadas: os sofás e cadeiras da sala de jantar receberam novo revestimento, as poltronas Barcelona tiveram o estofamento restaurado, as mesas laterais na sala de estar foram laqueadas em branco e as poltronas listradas na galeria de entrada que foram modernizadas.

Área Íntima

 Na área íntima todos os ambientes foram repensados com menos interferência dos elementos estruturais determinantes da arquitetura, como degraus e pilares.

A idéia foi otimizar os espaços, a começar pela mudança de layout do quarto. Uma porta sem função ao lado da cama foi eliminada e a parede foi deslocada neste espaço para 55cm dentro do banheiro criando um espaço para a sapateira.

A iluminação foi pensada cuidadosamente. Com um pé direito baixo (2,45m) optou-se por não fazer forro de gesso – o que dificulta a distribuição de pontos de luz. Em alguns lugares a laje foi quebrada para criar novos pontos de iluminação (galeria de entrada / estar / dormitório casal).

Fornecedores

Regatta Tecidos
Ernando Del Picolo
Artesanale Marcenaria
Blue Gardênia
Empório Beraldin
Puntoluce
Walpaper
Indusparquet
Fawer Engenharia
A Lot Of
Lumini
MRM Vidros
Paludetto
Dpot
Safira Sedas
Benedixt
Brentwood
By Kamy
Anni Verdi
Arte Própria

Arquiteta:
CARLA DICHY ARQUITETURA