Filtre por:

Notícias

Restauração da Biblioteca Mario de Andrade

Concluída 1ª. fase de restauro da Biblioteca Mario de Andrade

Edifício projetado na década de 1940 pelo arquiteto francês Jacques Pilon é considerado um marco da arquitetura Art Déco em São Paulo

A seção circulante da Biblioteca Mario de Andrade, uma das mais importantes do País, reabriu ao público depois de um período de reformas iniciado em 2007. Trata-se da primeira fase do projeto de restauro e modernização do edifício histórico, que está sendo desenvolvido pelo escritório Piratininga Arquitetos Associados.

Além da recuperação da fachada, revestimentos e mobiliário interno, o projeto apresenta ainda uma intervenção externa, que não existia no projeto inicial do edifício de 1942. O prédio, localizado na Rua da Consolação, no centro da cidade, foi projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon e é considerado um marco da arquitetura Art Déco em São Paulo. Por isso, é tombado pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) e pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

Uma passarela em vidro foi construída e fará a conexão entre o Grande Hall, com entrada pela Rua da Consolação, e a Biblioteca Circulante, na Av. São Luiz. A criação desta passagem externa evita que o freqüentador da Biblioteca Circulante acesse sem necessidade o precioso acervo da BMA, interferindo nas condições necessárias do ar para a sua perfeita conservação, além de caracterizar-se como elemento paisagístico  integrado à praça, atuando como proteção ao edifício, sem prejudicar seu caráter público.

O fechamento em vidro também cria condições de conforto térmico e acústico para os usuários da Biblioteca Circulante, que tem capacidade para cerca de 60 mil volumes.