Filtre por:

Notícias

Projeto Jatobá Green Building

Aflalo & Gasperini Arquitetos ganha prêmio AsBEA 2010

Jatobá Green Building é o projeto premiado

Gian Carlo Gasperini, Roberto Aflalo Filho e Luiz Felipe Aflalo Herman, sócios do escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos, acabam de ganhar o prêmio AsBEA 2010, na categoria Edifícios de Serviços, com o projeto Jatobá Green Building.

O escritório, um dos mais antigos em funcionamento do Brasil, também conquistou menção honrosa com o projeto Biblioteca São Paulo. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 2 de dezembro, na Casa Petra, em São Paulo.

O projeto

Assinado pelo escritório de arquitetura Aflalo e Gasperini Arquitetos, o Jatobá Green Building é um empreendimento que foi desenvolvido com o objetivo de reduzir seus impactos ambientais ao longo de toda sua vida útil.

Ele está inserido nos parâmetros do Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), obtendo a classificação Gold, ao atender diversos critérios de sustentabilidade. Alguns itens são de fácil implementação como bicicletário e vestiários, ou vagas para automóveis com combustível de fontes renováveis.
Outros se referem à racionalização no uso de água, através da captação e reutilização de águas pluviais, resultando numa economia de 30%.O sistema de ar condicionado tipo VRV (volume de refrigeração variável) individualizado, além da utilização de iluminação de baixo consumo e alto rendimento, aliadas a bandejas de reflexão e brises de controle solar das fachadas, também garantem grandes economias com significativa redução do consumo de energia elétrica.

Áreas verdes na cobertura coroam as preocupações com o conforto térmico. O prédio pode ser chamado de “Office Boutique”, pois é um edifício baixo,  tem uma escala mais humana,  sendo proporcional  à  escala da rua em que está inserido. Possui acabamentos de primeira linha,   a qualidade da obra é muito boa e é sustentável, pré-certificação Gold – Leed. Na cobertura  há um jardim e os escritórios no nível térreo também contam com jardim integrado.

O empreendimento

Todo o processo de estruturação do empreendimento privilegiou não só o meio ambiente, mas também o bem-estar dos usuários. O prédio foi construído de forma que a vista do usuário contemple o horizonte, sem que os prédios vizinhos interfiram em sua visão.

Com uma arquitetura vanguardista e um design inovador, os andares contam com 1.698m2 de vão livre, pisos elevados para a estruturação de redes de telefonia e toda infra-estrutura que um edifício triple A pode oferecer para seus usuários.

O requisito do LEED em relação a design exige, no mínimo, 20% de área livre em relação à área total do terreno. O Jatobá inovou e 40% de sua área é livre.