Filtre por:

Notícias

Palestra Designer Italiano

Palestra do designer Italiano Lorenzo Negrello, em São Paulo

Designer Italiano da Alberflex palestra no IED para arquitetos e estudantes

A importância na formação de futuros profissionais da área do design e o papel da indústria em absorver cada vez mais esta "mão de obra" foi o tema da palestra do designer italiano Lorenzo Negrello, exclusivo da Alberflex na autoria de linhas de móveis de escritório como a Giotto, em evento realizado no último dia 30, no Istituto Europeu di Design - IED.

Lorenzo Negrello iniciou sua explanação rememorando os anos 80 quando ele deixou a arquitetura e decidiu ir para o mundo da indústria motivado pelo prazer que tinha em desenhar. "Fiquei estimulado pelo fato  de ser um mercado de trabalho que reconhece  e valoriza quem faz, claro, que direcionados  pela capacidade de venda de suas criações",  esclarece Negrello. "É a própria evolução da competividade.  Não havia ainda programas de computador  e as pesquisas sobre materiais a serem empregados como madeira, metais, alumínio, plásticos, estavam também em fase de muitos testes em busca da melhor performance". Sem muito conhecimento, segundo Negrello, o desafio era  criar um mobiliário econômico para formular preços competitivos no mercado.

Negrello pôde mostrar algumas criações  emblemáticas como a cadeira Maia e depois partir para cases interessantes como projetar acentos para motos e também  a necessidade de criarem as cadeiras "coletivas" para espaços como auditórios e teatros. "Para nós que éramos ainda jovens, tínhamos achado a chave da profissão", relembra o designer.  Como exemplo,  citou as criações e o legado do designer Giancarlo Piretti,  que em 1969  com a criação de uma cadeira desdobrável,  tornou-se um dos marcos na história do "design Italiano".

Aproveitou a oportunidade para em primeira mão contar sobre o próximo lançamento da SI Design: a cadeira "107" que será entregue com exclusividade para a Alberflex  "Para a criação desta nova cadeira houve um alto grau de dificuldades e riscos assumidos" e conclui: "foram 30 tentativas de prova e garanto que por isso ela será incopiável".

Lorenzo Negrello é sócio do escritório SI Design sediado em Padova que, em parceria com a Alberflex, lançou a linha Giotto: mesas lineares com tampos deslizante e mesas executivas.