Filtre por:

Notícias

Museus Brasileiros

Livro traça perfil arquitetônico dos novos museus construídos no Brasil

Na segunda metade do século passado, o tema do museu adquiriu progressiva importância na vida social, atraindo um público cada vez maior na dinâmica criada pela indústria cultural.
Aumento do turismo, revitalização urbana e destino arquitetônico são conseqüências naturais da criação de novos museus nas cidades. No início do século XXI, o Brasil conta com um número considerável de museus de grande qualidade arquitetônica e modernos esquemas museográficos, tornando fundamental sua difusão nacional e internacional.

O livro MUSEUS BRASILEIROS ilustra a importância deste tema, demonstrando que a diversidade das iniciativas espalhadas pelo Brasil é a resposta às inúmeras tradições e manifestações artísticas de uma sociedade multicultural.

Além de obras já concluídas, o livro apresenta projetos em andamento que deverão ser concretizados em pouco tempo. Entre as obras selecionadas estão:

O Museu de Arte Contemporânea, projetado por Oscar Niemeyer;
O Museu Iberê Camargo, de Álvaro Siza;
A Pinacoteca do Estado de São Paulo, de Paulo Mendes da Rocha;
O Museu Rodin, de Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci;

Além desses, projetos de Diller, Scofidio + Renfro para o Museu da Imagem e do Som; de Thiago Bernardes e Paulo Jacobsen para o Museu de Arte do Rio; e de Santiago Calatrava, para o Museu do Amanhã.

MUSEUS BRASILEIROS foi editado pela Viana & Mosley, com textos do renomado crítico de arquitetura Roberto Segre, e fotografias de Leonardo Finotti. São 200 páginas e mais de 100 imagens que ilustram a produção de museus brasileiros nos últimos anos.

Para maiores informações, ligue para Sergio no (21) 2111 9204 ou e-mail vmeditora@globo.com