Filtre por:

Notícias

Orange Cube

Projeto revitaliza as docas de Lyon

Criado pelo escritório Jakob + MacFarlane, o Orange Cube é o primeiro edifício erguido nas docas de Lyon incluído num ambicioso projeto urbanístico para revitalizar a zona portuária da famosa cidade francesa. A urbanização da região foi desenvolvida pela VNF (Voies Naviguables de França), em parceria com a Caisse des Dépôts e o Sem Lyon Confluence. O projeto de urbanização prevê a renovação das docas de Lyon e seu patrimônio industrial, tirando partido da arquitetura contemporânea, além de um programa cultural e comercial para o local.

O Orange Cube foi concebido para ser um território de experimentação a fim de criar uma nova paisagem que se articule com o entorno, que inclui o rio e as colinas circundantes.  A partir de seu formato de cubo, com um buraco gigante esculpido em uma de suas fachadas, o edifício se destaca na paisagem. O buraco na fachada atende às necessidades de luz, circulação do ar e pontos de vista para o rio. Projetado em uma estrutura regular (29 x 33m) feitos de pilares de concreto em cinco níveis, o edifício além dessa abertura, tem outra fachada, de aluminio perfurado. A cor laranja refere-se à presença de chumbo: uma cor industrial usada com frequência nas zonas portuárias.

A fim de criar o vazio, o escritório Jakob + MacFarlane trabalhou com uma série de perturbações volumétricas, vinculado à subtração de três volumes cônicos dispostos em três níveis: o ângulo da fachada, do telhado e do nível de entrada. O plano da fachada permite uma nova relação com a luz, tanto do interior, quanto do exterior. “Isso cria uma relação bastante dinâmica, com o edifício que muda a geometria de acordo com a posição do espectador”, afirmam os arquitetos.

Cada pavimento dispõe de um novo tipo de espaços de convívio. A pesquisa de transparência e de transmissão de luz ideal para as plataformas contribui para tornar os espaços de trabalho mais elegantes e leves.  O último andar tem um grande terraço no fundo do qual se pode admirar a vista panorâmica sobre a cidade de Lyon, Fourvière e Lyon-la Confluence. No futuro, o edifício estará ligado a enormes terraços flutuantes conectados à beira do rio e do cais.