Filtre por:

Notícias

Arquitetura paramétrica

Arquitetura paramétrica auxilia custo-benefício da construção

Escritório Atelier UM+D, dos arquitetos Gustavo Utrabo, Juliano Monteiro e Pedro Duschenes, de Curitiba – PR.

Eles são um dos poucos escritórios que utilizam a arquitetura paramétrica. Por meio de um software conseguem calcular diversos parâmetros da construção ou reforma.

Itens como permeabilidade, insolação, gasto com materiais, eficiência térmica, entre muitos outros.

Dessa forma é possível analisar o projeto por meio da sustentabilidade, e calcular de forma bem mais prática vários aspectos do projeto e como cada um deles interfere no resultado final!!

Construir ou reformar é uma atividade onerosa, na qual são levados em consideração vários aspectos como gastos com materiais, permeabilidade, insolação, entre outros inúmeros fatores. E cada modificação em um dos itens do projeto pode alterar todos os demais cálculos. Para lidar com a complexidade desse processo, os arquitetos Gustavo Utrabo, Juliano Monteiro e Pedro Duschenes, sócios do Atelier UM+D, de Curitiba (PR), se destacam pela utilização da arquitetura paramétrica. “Utilizamos ferramentas do desenho paramétrico dentro do projeto de Arquitetura. É um processo multidisciplinar e altamente integrado, que permite visualizar o problema como um todo. Com informações mais completas e maior agilidade na elaboração de diferentes propostas, é maior a possibilidade de chegar a soluções adequadas”, explica Duschenes.

O papel do arquiteto sempre foi o de formular as perguntas certas dentro de um projeto. Por meio dos softwares que utilizam o desenho paramétrico é possível inserir análises de iluminação, conforto térmico, acústica, texturas, custo e quantidade de materiais, entre outras variáveis. A arquitetura paramétrica interliga de maneira eficiente cada um desses conhecimentos, e quando se altera no projeto um desses parâmetros, é possível visualizar rapidamente o resultado dessa modificação em todos os quesitos.  Outra vantagem e também tendência é que é possível analisar o imóvel pelo lado da sustentabilidade, visualizando ainda na fase do projeto de que forma podem ser melhoradas questões como eficiência térmica, insolação, sombras e economia de materiais.