Filtre por:

Notícias

Uma casa portuguesa

A beleza estética é a principal característica da Casa Fez, projetada pelo arquiteto português Álvaro Leite Siza Vieira – filho do famoso arquiteto Álvaro Siza, vencedor do Prêmio Pritzker. O projeto foi erguido  na cidade do Porto, em Portugal, e é considerado “o trabalho de uma vida”.  “Eu precisava de muita força de vontade e coragem para construir essa casa, mais do que quando decidi me tornar arquiteto. Eu tento costurar objetivos e interesses. Segui um ideal e finalmente alcancei o meu sonho de ter uma casa como eu imaginei”, afirma o arquiteto.

Com esse projeto, Álvaro Leite Siza Vieira teve como objetivo alcançar um ‘novo tipo de romantismo’ e esse pensamento permeia todo projeto. Sua casa dos sonhos começou a ser idealizada em 2004 e sua construção foi finalizada no início desse ano. Ele planejou, coordenou e supervisionou a construção, os interiores e os mais ínfimos detalhes da residência, incluindo as portas, as maçanetas, corrimãos, mobiliário, iluminação e até algumas pinturas, tudo misturado a peças que foram herdadas da família.

A casa tem arquitetura escultural marcada por sua fachada pintada de branco. Entre os detalhes que chamam a atenção estão  o uso da luz natural, os pisos de madeira, as janelas sem adorno e interiores semelhantes a uma galeria de arte, museu ou sala de concerto. A proposta não foi de criar uma casa acolhedora, mas uma residência que fosse fiel a um sonho.