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Circuito Design Ok

Entre os dias 03, 04 e 05 de novembro, São Paulo irá sediar a terceira edição do Design OK, com o propósito de promover o design autoral no Brasil. O Design OK será aberto ao público, mas também receberá lojistas do Brasil inteiro para apresentar as novidades de 2012 no que se refere ao design de mobiliário.

O grupo de criadores do Design OK é formado por: André Cruz Design & Ideias, Carbono, Espaço Useche (que será inaugurado em 03 de novembro), estudiobola, Estudio Tato, Llussá Marcenaria, Nada Se Leva, Nódesign, Ovo, Paulo Alves | Marcenaria São Paulo (abre novo espaço neste período), Pedro Mendes e Sergio Fahrer e Jack Fahrer (inauguraram sua loja recentemente). Cada integrante vai compor o circuito com o objetivo de expandir a abrangência do projeto, além de estimular o público a conhecer os espaços e showrooms respectivamente. O Circuito Design OK coincide com o Dia Nacional do Design, oficialmente comemorado em 05 de novembro.

Segundo Vanessa Espínola, colaboradora do grupo, o Design OK, realizado todos os anos no mês de novembro, está de cara nova. “Com a entrada de mais três integrantes ao grupo, os designers Paulo Alves, da Marcenaria São Paulo, Juliana Llussá, da Llussá Marcenaria, e Rodrigo Ferreira, do Estudio Tato, temos ainda mais potencial para mostrar o que vem sendo feito no mercado nacional de design”, adianta.

Como o aquecimento do mercado de arte e design no Brasil, esse tipo de ação coletiva tende a minimizar o impacto das questões burocráticas, como a exportação.

Esse formato segue as premissas da economia criativa, que é a terceira maior indústria do mundo, segundo a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), e movimenta mais de R$ 380 bilhões no Brasil. “Atuar coletivamente nos ajuda estabelecer estratégias de negócios entre nós, designers, frente a lojistas e fornecedores”, indica Sergio Fahrer, da Sergio Fahrer e Jack Fahrer.

Outro dado relevante, de acordo com pesquisas da Apex-Brasil, mostra que a indústria moveleira, que bebe na fonte do design, exporta anualmente cerca de US$ 1 bilhão, reflexo do desenvolvimento criativo do Brasil paralelo ao seu crescimento econômico, como ocorre com as potencias do BRIC.