Filtre por:

Notícias

Ideia luminosa

divulgação

A Pipe Light foi criada a partir da concepção de um produto que fosse morficamente semelhante a um organismo vivo que invade e toma as partes de uma casa, como uma trepadeira; fazendo assim papel de uma ponte entre arte e design. Mas ao contrário de seu objeto de inspiração – que fazem o processo da fotossíntese -, a pipe light se “alimenta” da escuridão para iluminar.

divulgação

Não apenas isso, as luminárias também escancaram o desenho arquitetônico que fica oculto entre as paredes. Por meio do uso de conduítes e outros componentes industriais existentes, não modificados, ela propõe uma discussão entre funcionalidade, estética e valor artístico.

divulgação

Esta instalação da Pipe Light foi realizada a convite de Houssein Jarouche – dono da loja Micasa com projeto assinado pela Triptyque – ao adquirir uma casa abandonada ao lado de sua loja. Após receber a intervenção projetual do estúdio 20.87, a casa acabou abrigando a exposição intitulada “do outro lado do muro”, que contou com 19 expressivos nomes no campo da arte e do design nacional e internacional.

divulgação

A exposição levantou um questionamento acerca da atual problemática do processo criativo e estimulou um diálogo entre arte e design, propondo uma diminuição dos limites entre um meio e outro. O projeto das luminárias apareceu pela primeira vez no projeto da casa noturna Museum e a partir de então passou a tomar vida própria e foi transformada em produto que será editado na Micasa, com projetos especiais pela Wall lamps.

divulgação

Perspectiva do projeto luminotécnico

 

Fonte: archdaily