Filtre por:

Notícias

Vidro e cimento

divulgação

Na concepção desta pequena casa nas imediações da Aldeia de Juso, a exígua área do terreno, bem como a densidade elevada de novas casas a serem construídas na envolvente, levam os olhares mais aguçados para uma espécie de “obsessão“ sobre as possibilidades de dilatação do espaço. Subjacente a essa questão, está a importância de “expandir“ o espaço exterior, aspecto particularmente importante, dado que se trata de uma habitação integrada numa zona semi-rural, procurada por quem deseja a vivência dos espaços de jardim ou quintal.

divulgação

A casa surge estruturada em 3 pisos, que se relacionam espacialmente em corte e que possuem características distintas, em cada nível.

divulgação

No piso –1, os espaços dispõem-se (tal como impõem os regulamentos) sob o contorno do piso 0. Contudo, essa ideia de ‘limite imposto’ é questionada através de ‘avanços’ ou ‘distensões’, operadas nas 3 direções possíveis (norte, este e oeste), sob a forma de pátios e piscina. Estão integrados, neste nível, espaços de trabalho e de apoio.

divulgação

No piso 0, o limite do “recinto“, surge alargado e definido através dos muros do lote. O espaço interior é configurado de forma livre. Em coerência com a estratégia de maximizar a presença de espaço exterior ajardinado, a garagem é remetida para uma zona “encaixada“ a sul da cozinha. Neste piso localizam-se todos os espaços sociais da habitação.

divulgação

No piso superior, reside a expressão mais significativa deste projeto. É configurado (até aos limites máximos permitidos pelo regulamento) uma espécie de recinto de contornos opacos, englobando quartos e respectivos pátios, que dilatam o espaço fruível e protegem a intimidade. Na cobertura, um terraço visitável liberta finalmente o olhar que se abre numa visão de 360º, sobre o casario envolvente, na direcção do mar, ou da magnífica Serra de Sintra.

divulgação

Perspectiva longitudinal do projeto

 

 

Ficha técnica

  • Área construída: 170 m²
  • Materialidade: Vidro e Concreto
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Juso, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Fonte: archdaily