Filtre por:

Notícias

Caixa de vidro

Todas as pessoas, ocasionalmente, fantasiam com casa dos sonhos, mas apenas poucos conseguem torna-la realidade. E como o próprio arquiteto vive? Neste caso, a casa do arquiteto holandês Hans van Heeswijk, levou a um espaço amplo e iluminado, repleto de detalhes especiais. O cliente e arquiteto van Heeswijk foi encorajado a não se ater às soluções comuns. Ao invés disso, ele aproveitou a oportunidade para trabalhar com um alto nível de ambição em termos de como usar a energia, como maximizar o potencial de tecnologia, como responder ao contexto e como tensionar os limites do que é possível. O resultado é uma verdadeira máquina para se viver.

foto

Enquanto a frente desta casa, na ilha recentemente desenvolvida de IJurg, próxima de Amsterdã, é revestida com painéis perfurados de alumínios, a fachada do fundo é inteira de vidro, possibilitando que os moradores possam assistir ao pôr-do-sol.

foto

Alguns destes painéis são posicionados atrás das janelas para que possam ser abertos automaticamente para a entrada de luz. A fachada para a água, por contraste, é totalmente aberta e orientada para a paisagem. No segundo pavimento, parte do volume é omitida para dar espaço a um terraço solar. Típico dos projetos de van Heeswijk é a aplicação de materiais atemporais como vidro, aço, concreto e madeira.

foto

A experiência sensorial é fortemente determinada pela transparência alcançada e um espaço fluido que se estende de cima para baixo e de grande a pequeno. Localizado no centro da planta está um núcleo (a “caixa mágica”) que atravessa a altura de três pavimentos do edifício, envolto em uma madeira escura (wenge) por questões acústicas.

foto

O núcleo contém nichos para armazenamento, um lavabo a cada piso, fiação e um aparador. As aberturas nas lajes que configuram os pavimentos criam espaços de pé-direito duplo na ampla área de jantar no térreo, na área de estar do primeiro pavimento e na suíte do segundo pavimento. As vistas se tornam cada vez mais panorâmicas à medida que se direciona ao topo da casa. As balaustradas feitas de vidro garantem a não obstrução das vistas das varandas.

foto

A casa foi projetada para acomodar o modo de vida de uma família. Quando os moradores trocam de roupa nos banheiros, jogam-se as vestes por um tubo que as levam direto para a máquina de lavar no pavimento térreo. Uma vez lavadas e passadas, as roupas são levadas de volta aos quartos por um pequeno elevador. Tudo isso enfatiza o desenho efetivo e eficiente da casa.

Ficha técnica:

  • Ano: 2010
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status: Construído
  • Materialidade: Vidro e Concreto
  • Estrutura: Aço e Concreto
  • Localização: Amsterdã, Holanda
  • Implantação no terreno: Isolado

fonte: archdaily