Filtre por:

Notícias

Residência em Containers

foto

O tema Sustentabilidade se tornou obrigatório nos dias atuais. Residências, ambientes comerciais, construções civis de qualquer escala tem de estar atentas não só ao reaproveitamento, quanto também à  adaptação de materiais nos quais o uso até então era destinado a finalidades bem distintas à construção.

foto

E foi justamente neste espírito de reaproveitamento e reutilização aliado às inúmeras possibilidades estéticas que este projeto foi elaborado. Quebrar tabus estéticos representando a beleza e a invenção da Arquitetura Brasileira em estruturas de aparência tão rude e impessoal, é um dos fatores  que elevam  o tema Sustentabilidade a um status artístico e multiplicável.

foto

Utilizar o reaproveitamento em toda a sua plenitude foi a intenção desta residência que conta com sistema de coleta de água da chuva para a irrigação dos jardins, uso nos sanitários e no sistema de refrigeração.  A energia  utilizada para o bombeamento desta água por sua vez, também é obtida de forma sustentável através de painéis solares.

foto

Através da grande área envidraçada da casa, obtem-se a maior quantidade possível de luz natural em ambientes que a necessitam, enquanto o uso do Brise Soleil, elemento arquitetônico utilizado em grande escala no modernismo brasileiro alivia dormitórios da exposição direta ao sol, de modo que a claridade adentre o ambiente de forma calculada e confortável.

foto

A aparência de concreto armado na construção foi possível com o uso de fibra de vidro na intenção de formalizar as curvas e a aparência de uma residência modernista. Com este emprego, foi possível se criar uma vazão natural de ar quente para o exterior da casa, aliviando ainda mais a temperatura do ambiente.

Temperatura esta que também é reduzida com um revestimento de manta de lã de rocha como isolamento térmico, estrategicamente instalado entre a fibra e a estrutura do container. O uso de LÃ DE ROCHA em ambientes climatizados permite uma representativa economia nos custos de energia elétrica e minimiza a ocorrência de condensação junto às telhas quando há inversões térmicas.

 

 

 

da Redação TECTO