Filtre por:

Notícias

Luz em foco

Reformada por  Peter Østergaard (dono da casa) e o arquiteto Jonas Bjerre-Poulsen, a Hygge House é uma casa contemporânea cheia de caprichos luminosos. Entre uma mescla deluminárias decorativas e uma iluminação funcional, está um ambiente acolhedor assim como uma casa com abundância de luz, que desfruta de uma claridade visual por cada canto da casa.

foto

Um desafio central da reforma era integrar a iluminação na arquitetura, de modo que mesmo se o espaço não fosse mobiliado, as luzes poderiam ser acesas e no mesmo instante receber uma atmosfera acolhedora, diz Poulsen.

foto

Depois que a Europa proibiu o uso de lâmpadas incandescentes em 2009, Bjerre-Poulsen optou pelas de halogêneo que são mais eficientes e emite uma qualidade similar que aquelas. (Ele utilizará os LEDs uma vez que sua capacidade de representar cores é mais aprimorada, diz). Na cozinha Ostergaard e Olofsson incorporaram uma tira de halogêneo na parte inferior da prancha de madeira colocada sobre o balcão emanando luz direta sobre a superfície de trabalho.

foto

No teto da cozinha foram instalados luminárias de cor bronze com lâmpadas de halogêneo. Estas refletem o interior de ouro e, como efeito, emitem uma luz quente. Para uma máxima flexibilidade podem ser ajustados diferentes níveis para cada situação, de espaços de trabalho à espaços de entretenimento, diz Bjerre-Poulsen. O teto da sala de estar e jantar é perfurado com claraboias para dar uma sensação de verticalidade, um movimento inspirado nos tradicionais templos japoneses, assim como para criar um ritmo de luz e obscuridade, e “espaços dentro de um espaço”, como Bjerre-Poulsen afirmou.

foto

Estes ambientes, sala de estar e jantar, que costumavam ser uma estufa isolada, agora é um espaço cheio de luz, onde a família se reúne para comer uma mesa de madeira bruta. Sobre uma das paredes da sala de estar, paira uma luminária de Artemide. Por último, a claraboia sobre a entrada da casa “ajuda a simular uma sensação de grandeza e cria um ambiente espaçoso e acolhedor”, diz Bjerre-Poulsen.

foto

Evidentemente, Hygge House conta com instantes numerosos que a iluminação se volta a um aspecto central de estilo e intenção desta casa em fazê-la acolhedora. Mostra-se uma combinação perfeita entre a luz do dia e lâmpadas de halogêneos. Não há dúvidas, também, que o acabamento de coloração branca atrai uma claridade pura sobre cada superfície da parede, piso e teto dentro da casa.

 

Ficha técnica:

  • Tipo de projeto: Interiores
  • Operação projetual: Reforma
  • Status: Construído
  • Localização :Copenhague, Noruega

archdaily