Filtre por:

Notícias

Concreto e natureza

O terreno se encontra em uma floresta com árvores de grande porte conhecidas como pinheiros marítimos. A região apresenta um desnível de aproximadamente 3 metros a frente. Em relação com a rua, um extremo do terreno encontra-se elevando, enquanto que o oposto apresenta uma depressão. Acácias de grande porte ocultam a vista desde a rua.

O pedido do cliente foi uma casa de concreto aparente para ser usada durante grande parte do ano, por uma família. Era muito importante que a área social tivesse uma dimensão significativa, e também que o dormitório principal pudesse funcionar como um setor de grande independência do resto da casa.


Foi exigido que a casa contasse com múltiplos locais de estante, já que a ideia era habitá-la durante os três meses de verão. O relevo singular do terreno, sua relação com a rua e o pedido de um programa extenso com cômodos relativamente independentes, são os temas que fazem única esta habitação com uma proposta estética construtiva similar a outras construídas pelo escritório no Mar Azul.

O projeto foi concebido em quatro setores conectados a meio nível, por uma única escada. Esta decisão nos permitiu reduzir as áreas de circulação ao mínimo e ir acomodando os diversos usos acompanhando a inclinação natural do lote, e inclusive, enterrando parte dos mesmos, reduzindo, assim, a presença do construído.

 

Ficha técnica:

Arquitetos: BAK Arquitetos

Área construída: 187,02m²

Área do terreno: 600 m²

Endereço: Província Mar Azul, Buenos Aires – Argentina

Tipo de projeto: habitacional

Status: construído

Materialidade: Concreto e vidro

Estrutura: Concreto