Filtre por:

Notícias

Caixa de Vidro

A vista geral da residência revela a fachada de vidro que, em sua lateral, possui um recuo para aumentar o espaço interno: isso possibilitou a criação de uma varanda em sua entrada principal. A arquitetura, em forma de caixa de vidro, com 37 metros de extensão, está inserida numa estrutura de aço inox, direcionada ao sul, com todos os ambientes unidos verticalmente e conectados por um corredor interno de 2 metros de largura Integradas, as salas de estar e de jantar possuem uma generosa vista para a paisagem da região. 

O pé-direito, de três metros de altura, tem panos de vidro com termorrefletores. O piso em mármore branco traz sofisticação aos ambientes de linguagem minimalista. Para exibir a coleção de arte dos moradores, as paredes funcionam como suporte para as telas. A escada – de frente para o hall central no pavimento inferior – dá acesso ao segundo andar da residência. No teto da área de circulação, a iluminação natural da claraboia, num rasgo retangular, é acompanhada pelo projeto luminotécnico que tem luminárias – embutidas no teto de gesso – com o mesmo formato.

A principio, a ideia dos moradores era erguer uma casa de campo – num terreno de 15 hectares – na região de Achterhoek, na Holanda, próxima à fronteira com a Alemanha. Mas o escritório holandês 123DV Architects, a pedido do proprietário, criou uma residência que funciona como galeria de arte, com as partes habitáveis localizadas sobre uma colina. 

A casa tem estrutura autossuficiente. Isso possibilita que uma viga ou um pino – a qualquer momento – possa ser removido sem qualquer dano à construção. Em meio ao luxo, a preocupação com o meio ambiente é um dos principais elementos presentes na edificação, que tem instalações sustentáveis como cabos e painéis de energia solar, para aquecimento e refrigeração geotermal dos pisos e do telhado e equipamentos para a reciclagem da água da chuva.

 Para nivelar o terreno, uma camada superior de 10 cm de terra foi escavada. Mesmo com essa interferência, o solo não sofreu nenhum dano quanto à sua qualidade, O volume de terra removida pode ser reutilizado para a construção de duas colinas artificiais. Acima, a cozinha funcional tem vista para o vale que cerca a propriedade. Abaixo, o banheiro tem piso de madeira e banheira Move Bad da ADW. Metais, Treemme. A vista dispensa qualquer tipo de comentário.