Filtre por:

Notícias

Brunno Jahara

Por trás da brasilidade colorida de luminárias e peças de decoração está o talento do designer carioca Brunno Jahara. Formado pela Universidade de Brasília e o Istituto Universitario di Architettura di Venezia, Brunno já viu suas criações expostas em mais de 10 cidades ao redor no mundo. Em sua trajetória também estão parcerias com importantes nomes, tais como o espanhol Jaime Hayon. Formas orgânicas são equilibradas ao tracejado urbano nas peças do designer ao mesmo tempo em que elementos intangíveis são incorporados no processo criativo. A sensação de bem estar, conforto e bom humor permeiam todas as linhas assinadas pelo designer.

A entrevista completa você confere abaixo:

 

Como você descreveria o seu trabalho?

Trabalho com a essência brasileira, com uma materialidade forte, com a presença da cor como elemento importante e acima de tudo um trabalho de pesquisa com relação ao que representa a cultura brasileira para o mundo, de maneira internacional. 

Como você avalia as outras criações de hoje?

Hoje temos ótimos designers no mundo todo, cada qual trabalhando dentro da sua esfera, mas ainda sinto falta de uma evolução mais rápida no dia a dia das pessoas, afinal o design é para ser consumido pela grande massa, e em muitos casos ainda não acontece. Aqui no Brasil estamos engatinhando, os preços são restritivos, o mercado está precisando de inteligência.

O que inspira suas criações?

Principalmente a natureza, mas também o caos urbano, ao mesmo tempo em que são coisas opostas, se complementam, e a influência do homem no ambiente não deixa de ser um efeito natural. Cada material se comunica com meus projetos de uma maneira diferente, procuro sempre utilizar as características físicas do material ao máximo.

Qual é o propósito de suas criações?

Trazer novas tipologias de produtos, elevar a consciência do consumidor para escolhas mais ecológicas, corretas, enfim, evoluir dentro do nosso tempo e comunicar novas idéias, para o máximo de pessoas possível.

Quem são os melhores designers na sua opinião?

Não tenho nenhum favorito, todos os designers que acreditam e tenham continuidade na sua carreira tem seu valor. Claro, alguns fizeram história da evolução industrial, como Eames, Robin Day, Niemeyer, Campana, enfim, a lista é longa...

Você espera gerar quais reações com seu trabalho?

Boas reações sempre! Tenho sempre usado um certo senso de humor nas minhas criações pois acredito que todos nós essencialmente queremos estar felizes, e faço minha parte criando coisas para pessoas estarem bem, se sentirem confortáveis, e satisfeitas. Isso é design.