Filtre por:

Notícias

Denise Barretto

Diante das dificuldades de se decorar com sustentabilidade, Denise Barretto, arquiteta há mais de 20 anos, apresenta dicas para aplicar o conceito eco-friendly em um ambiente requintado e atual.

A arquiteta participa da quarta edição da mostra Artefacto Beach & Country SP, em que apresenta o projeto Family Room de Campo, com foco em texturas nos tecidos, materiais rústicos, modernos, e, claro, sustentáveis. “O mercado oferece variadas opções de produtos que não degradam o meio ambiente, tanto na fabricação quanto no consumo. Podemos encontrá-los em praticamente todas as etapas da decoração, seja no acabamento, iluminação ou mobiliário.”, declara Denise Barretto.

Utilizado pela arquiteta no Family Room de Campo, o papel de parede Bark Cloth, da Orlean, é feito de cascas de árvores de figueiras costuradas à mão por tribos africanas da Uganda, garantindo um efeito visual de patchwork com tonalidades e texturas diferentes. Além de o produto ser inteiramente sustentável, já que não causa nenhum dano às árvores, e sua técnica possui a chancela da UNESCO, a empresa emprega a responsabilidade social de maneira forte, apoiando a cultura de um país de terceiro mundo.

Um utilitário interessante que intensifica o aconchego do ambiente é a lareira. Porém, lareiras convencionais causam danos ambientais devido à queima de madeira. Denise Barretto afirma que é possível obter o mesmo resultado sem agredir o ambiente, como a lareira EcoFireplaces, que funciona com biofluido líquido especialmente desenvolvido e licenciado para este fim. Não produz fumaça, resíduos inalantes, nem cheiro, e a emissão de CO2 é baixíssima, menor que o equivalente à nossa respiração.

Quanto à iluminação, Denise indica a utilização de lâmpadas de LED, pois proporcionam até 90% de economia de energia – o número varia de acordo com a marca e modelo -, importante para a preservação do meio ambiente, já que as maneiras tradicionais de geração de energia degradam a extração, causam desmatamento, emitem poluentes na atmosfera, etc. A madeira de demolição é outro elemento que, além de moderno, é 100% reciclado e pode ser utilizado em pisos, revestimentos e mobiliário, acrescentando rusticidade e elegância à decoração.