Filtre por:

Notícias

Arte nos tapetes

Leda Baggio, proprietária da fábrica gaúcha Originale Maison, trabalha com a união de criar tapetes artesanais com novas tecnologias. Segundo ela, a parceria entre o moderno e o artesanal torna mais ágil a fabricação das peças, sem perder a qualidade.

Entre os profissionais que colaboram na criação do desenho das peças está o arquiteto Ivan Wodzinsky. “Busco inspiração em livros, revistas, cores, desenhos e formas. Estou sempre atento às tendências, designs e estilos lançados na Europa, que possui um know-how na produção de tapetes”. Ao desenvolver o projeto do tapete, Wodzinsky leva em consideração o estilo de vida dos brasileiros. O sistema construtivo do tapete, o material e a técnica utilizada pela empresa estão entre os fatores que influenciam a sua concepção do desenho.

Cada tapete leva entre 30 e 45 dias para ficar pronto, inicialmente as peças são feitas em máquinas e, após esta etapa, é iniciado o processo artesanal. Há um minucioso processo de doze etapas até o tapete ficar pronto para ser entregue. Ao receber o pedido, os especialistas observam as medidas do desenho, cores e as alturas- que podem ser 10mm, 17mm, 40mm e 70mm.

Para o arquiteto Orlando Busarello, colaborador de longa data da Originale Maison, desenhar tapetes significa contar uma história. As formas geométricas, curvas ou retas, e o uso de cores são recorrentes nos tapetes criados pelo profissional. “Os povos indianos, árabes, chineses, europeus e indígenas expressaram, através dos tapetes, sua identidade, cultura e história. Na América Latina a arte pré-colombiana tem na tecelagem grande expressão nas cores, texturas e formas utilizadas. Conhecer as diferentes linguagens e representações da arte são fontes de referência quando crio o desenho dos tapetes contemporâneos”, pontua Busarello.