Filtre por:

Notícias

Loft do Italiano

 

A arquiteta Andrea Potes se uniu ao Studio Matteo Nunziati para compor um loft cosmopolita, mirando na mescla “ítalo-brasileira”. Para incorporar o estilo “made in Italy”, a dupla utiliza o conceito de espaços abertos e aposta na sutileza do design italiano – sem tirar hábitos e tradições brasileiros. A opção pelo uso de cerâmica, inclusive nas paredes, madeira Tauari e jardim interno, evidenciou a procura pelo intimismo. Essa mistura de elementos brasileiros e europeus foi proposital.

“Exatamente por isto optamos por usar um piso de madeira Tauari em quase todo o espaço, por ser uma madeira tipicamente brasileira encontrada na região amazônica. Além disso, criamos um jardim vertical interno, desenvolvido para lembrar a natureza tropical e surpreendente das florestas brasileiras”, explica Andrea Pontes.

A área aberta de 66 m² conta com um living com pé-direito duplo, onde se encontra o sofá produzido exclusivamente para esse espaço, desenhado com linhas retas. Para iluminar esta área com pé-direito de 4,50m os arquitetos optaram pelo uso de trilhos autoportantes, remetendo aos lofts nova-iorquinos. Para tanto, foi produzida uma estrutura metálica usando perfis de drywall. Nesta estrutura foram fixados spots de trilhos comuns, conseguindo-se o efeito desejado.

O living é integrado à cozinha gourmet que se vale de um grande balcão em limestone MontCharmont, cuidadosamente escolhido para harmonizar com a paleta de cores usada no espaço. Para dividir este grande espaço aberto, foi utilizada uma estante que vai do piso ao teto e separa o living da suíte.

 “O objetivo foi evocar o design italiano, com toda sua excelência e estilo, mas ao mesmo tempo adequado ao jeito de morar do brasileiro. Queríamos criar a sensação de um verdadeiro lar, um lugar aconchegante para se viver com conforto”, completa Andrea.

Na suíte, destaca-se o uso de cerâmica em todas as paredes, o que não é muito usado no Brasil, mas uma marca dos projetos de Matteo na Itália. Para destacar ainda mais o uso da cerâmica no quarto, criaram dois painéis em drywall, atrás da cama, iluminados com fitas de LED, criando uma volumetria muito agradável no ambiente.

O Loft do Italiano criado para um jovem italiano solteiro, que acaba de se mudar para o Brasil. Ele busca um espaço confortável, funcional, requintado e que o remeta à Itália contemporânea.