News

Looker

Mantra desponta no Brasil com criações espanholas cheias de personalidade

 

A marca mezzo brasileira mezzo espanhola mantra anda produzindo algumas das luminárias mais interessantes do mercado atual. A grande novidade é a aposta no design espanhol adaptado ao gosto tupiniquim. Para entender melhor como funciona essa parceria, conversamos com Santiago Sevillano, responsável pelo design da marca e Jony Veit, diretor comercial da empresa, que explicaram os conceitos por trás das criações e como eles se encontram em terra brasilis.

 

 

A Espanha é  conhecida por cidades exuberantes, grandes artistas e um design com estilo único, como isso tudo é traduzido nos produtos da marca?


Santiago Sevillano : Não há como negar o legado cultural e histórico Espanha, especialmente Valência, que na época medieval era uma cidade comparável a Nova York atualmente dada a sua importância. No meu caso, essa riqueza de cultura é a minha base, a principal referência para começar qualquer projeto. Toda essa influência cultural de séculos tornou-se inevitável e  a partir daí foi possível conferir um ar mediterrâneo e latino,essencial e básico para cada uma das criações, que se refletem no caráter geral da marca.

 

Você trabalha junto com Jose Ignacio, como funciona o processo criativo dos dois? Como colaboram?


Santiago Sevillano : Tenho um ótimo relacionamento com Jose Ignacio, a amizade já é de alguns anos. É uma grande pessoa e um grande profissional. Não costumamos trabalhar lado a lado, já que ele tem seus deveres e projetos próprios e eu também tenho os meus em meu estúdio. Mais que por simbiose, trabalhamos por síntese. Às vezes chegamos a um ponto comum que só é possível e válido graças a essa colaboração mútua, porque cada um pode agregar um elemento positivo para o produto que está sendo desenvolvido.

 

Qual deve ser a maior preocupação de um designer quando trabalha com iluminação?


Santiago Sevillano : Eu sempre penso em moda. O conceito é "leveza". São muitas luminárias com seus  pontos de iluminação necessários se contrapondo em diferentes efeitos de acordo com o formato de cada uma delas. Partindo nisso, considero que uma peça tem duas funções principais:

- A primeira e fundamental que é iluminar, como objeto cotidiano essencial.

- A segunda será a decorativa conferindo sentido estético e escopo para a decoração da área onde é ela é inserida.

A nível mais profissional, esta preocupação está relacionada à demanda do  mercado, suas tendências e necessidades que serão abordadas em um projeto. Ainda precisamos entender aí que na concepção de um projeto sempre haverá particularidades conforme o propóstio, seja ele técnico ou decorativo e dentro dessa proposta decorativa, o conceito clássico ou o contemporâneo.E finalmente, nesse processo de criação é preciso sempre levar em conta questões como o tipo de material da  lumináriao preço/custo, o tipo de loja (a distribuição), o público-alvo entre outras variáveis importantes. Você tem que saber trabalhar muito bem todos estes ingredientes afim de criar algo único e incrível. 

 

 

Qual foi a inspiração para a Looker? Como ela difere de outros projetos desenhados para a marca?


Santiago Sevillano : Looker nasceu de uma ruptura com a linha geral da marca, uma quebra de paradigmas com um novo método de pesquisa: a ideia de um objeto lúdico e ainda assim um  elemento técnico. Por isso, durante algum tempo me inspirei em jogos infantis e outros projetos de iluminação até chegar a ideia de articulação, o diferencial da Looker. Há muito eu já refletia sobre isso. Vi a necessidade  em um catálogo tão extenso quanto o do Mantra de uma peça única com essas caracteríosticas tão singulares que expressariam o caráter arrojado e moderno da marca.

 

Jony como funciona a parceria internacional?

 

A parceria internacional surgiu do Interesse do Mercado Espanhol pelo Brasil X Interesse do Brasil pelo Design Espanhol numa sociedade que tem dado muito certo.

 

A empresa brasileira surgiu em 2005, como foi a ideia de criar esse braço por aqui? Desde então, a empresa vem crescendo? Como ela está colocada no mercado?


A empresa está já consolidada entre os principais clientes boutiques de iluminação decorativa e ainda entre os principais arquitetos do Brasil com seus lançamentos anuais apresentados nas principais feiras/mostras do segmento.

 


Qual que é o grande diferencial das luminárias mAntra em sua opinião?


Experiência, tradição e criatividade são características marcantes do design espanhol que compõe o diferencial da marca mAntra hoje no Brasil. Algumas das coleções da marca são desenvolvidas e assinadas por lighting designers exclusivos. Além disso, a empresa destaca-se no mercado pela importação de peças de alta qualidade e requinte que compõem os catálogos de suas linhas Crystal (Clássico), Moderna e Provençal.

Tecto

Milhares de produtos e ideias para seus projetos

Projetos para sua inspiração

Revistas

Kaza Ed. 170 Kaza Ed. 169 Kaza Ed. 168 Kaza Ed. 167 Kaza Ed. 159 - Out - Nov/16