News

Restaurante Deliqatê

Escritório FGMF assina projeto de restaurante com proposta urbano-industrial

 

Restaurante Deliqatê

 

Sanduíches gourmet, saladas, sopas e um dos escritórios de arquitetura mais aclamados do país. A mistura disso tudo gerou o restaurante Deliqatê, na Alameda Jaú, no bairro Jardins, em São Paulo. O conceito por trás das linhas do restaurante foi inspirado nas delicatessens de Nova York e no anseio de criar um oásis urbano. Para atingir esse objetivo os arquitetos se valeram de traços industriais e modernos.

 

Restaurante Deliqatê

 

Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz (os FGMF) trabalharam em um terreno de 5x30m – que anteriormente foi um sobrado abandonado dos anos 40. A base é uma grande estrutura de aço na cor cinza que sustenta três lajes pavimentadas e a cobertura.

 

Restaurante Deliqatê

 

Uma das principais preocupações foi a integração do prédio com o ambiente externo. “Para isso, dispensamos cercas e muros e o recuo obrigatório de cinco metros foi ocupado por um deck cercado de plantas. Além disso, a fachada é totalmente envidraçada”, explica Fernando Forte. A fachada conta com seis metros de vidro.

 

Restaurante Deliqatê

 

Uma grande escultura pendente de Arnaldo Battahlini marca presença logo na entrada do restaurante. Além desta, várias obras de arte compõem o ambiente, como um painel de ladrilhos hidráulicos assinado pelo artista Fábio Flaks, que atravessa todo o restaurante e termina no jardim do fundo.

 

“A existência de três áreas de mesas e poltronas externas marca nossa proposta de tornar mais tênue a separação entre o dentro e fora, e de fazer com que seja possível almoçar, jantar ou mesmo tomar um simples café em meio a um jardim com árvores folhas e flores, quase que um oásis urbano”, explica Forte.

Tecto

Milhares de produtos e ideias para seus projetos

Projetos para sua inspiração

Revistas

Kaza Ed. 170 Kaza Ed. 169 Kaza Ed. 168 Kaza Ed. 167 Kaza Ed. 159 - Out - Nov/16