News

A Fronteira como Território

 

Obras recheadas de linhas de Arnaldo Battaglini ganham exposição

 

A Fronteira como Território

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta a exposição 'A Fronteira como Território' a partir do dia 30 de novembro, seguindo em cartaz até 9 de março. A mostra é composta por obras criadas nos últimos dois anos pelo artista paulistano Arnaldo Battaglini.

Com uma trajetória repleta de consistência e sofisticação, e tendo a linha como elemento primordial de suas obras, Battaglini traz nos traços livres questões ligadas à representação espacial, fronteiras entre a percepção do bidimensional e do tridimensional, e tangências entre materialidade e imaterialidade.

A Fronteira como Território

O artista paulistano, que viveu e estudou Artes Plásticas em Londres, teve uma relação intimista com a arte, criando obras a partir de detalhes no movimento cotidiano. De volta ao Brasil, passou a dedicar-se ao desenho e à gravura, atuando como professor e criador. O olhar do artista voltou-se definitivamente para a cidade, porém com uma percepção de espaço diferenciada: observando a mecânica das formas, das estruturas que sustentam o desenho dos espaços. Tudo virou linhas.

A Fronteira como Território

Battaglini, partindo, vergando e pressionando pedaços de arame sobre o papel, criou procedimentos nada tradicionais de gravura. Juntando o rigor desse processo à nova atitude de brincar com os fios de arame, surge uma nova experiência: a de criar projeções de sombras a partir de filamentos organizados na parede. O trabalho em si tornou-se mais lúdico e sintético.

A Fronteira como Território

O artista, que ao invés de descrever contornos, passou a se deter na energia das linhas, foi coordenador de diversos projetos culturais nacionais e internacionais entre 1984 e 1995, e conquistou prêmios nacionais e internacionais, com destaque para o prêmio gravura do Panorama da Arte Atual Brasileira - MAM SP, em 1990.

A Fronteira como Território

Arnaldo Battaglini, nesta exposição, estará ainda mais sintético. Suas esculturas resumem-se a interpretações de cubos, densidades e escalas se alteram, e todo um universo de planos e sombreamentos se revezam, fluindo do campo físico, visual, para o campo mental, imaterial.

A Fronteira como Território

Estação Pinacoteca, instituição da Secretaria Estadual de Cultura

Largo General Osório, 66 - Tel. 11 3335 4990
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até às 18h
Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00
Grátis as quintas, sábados e domingos. Estudantes com carteirinha pagam meia entrada.
Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.

Tecto

Milhares de produtos e ideias para seus projetos

Projetos para sua inspiração

Revistas

Kaza Ed. 170 Kaza Ed. 169 Kaza Ed. 168 Kaza Ed. 167 Kaza Ed. 159 - Out - Nov/16