News

Vida Nova

Emma Thomas inaugura mostra individual de Rodrigo Bueno

 

Vida Nova

A partir do dia 21 de novembro, às 18h, a galeria Emma Thomas abrirá a exposição “Vida Nova”, individual de Rodrigo Bueno, que está a frente do Ateliê Mata Adentro, onde são articulados diversos processos colaborativos que recuperam resíduos da cidade para transformá-los em obras que falam da continuidade da vida, do eixo que sustenta o todo, da cultura em constante movimento. Com curadoria de Agnaldo Farias, a mostra que ficará em cartaz até 11 de janeiro de 2014, terá elementos naturais como “co-autores” dos trabalhos: as traças, os cupins e os fungos.

A galeria Emma Thomas, das sócias Flaviana Bernardo e Juliana Freire, foi inaugurada em 2006 com o intuito de democratizar a arte contemporânea, modificando e adaptando as práticas do mercado a fim de aproximar a produção artística do público em geral. Em “Vida Nova”, Rodrigo Bueno enaltece a força transformadora da natureza. A série que dá título à exposição aborda a dualidade, os pares opostos que se complementam: vida e morte, efêmero e eterno, atemporal e obsoleto. Serão apresentadas sete obras com molduras feitas de madeiras recuperadas e sob o acrílico, insetos, folhas secas e líquens são inseridos à fotografia conferindo uma aura de constante mutação.

As reproduções fotográficas da série “Destino Traçado”, surgem dessa intervenção da natureza. Na busca por livros antigos de arte em seu ateliê Mata Adentro, o artista encontrou edições parcialmente tomadas por fungos, traças e cupins, que, através da ação do tempo, deram novo sentido às imagens. O artista congela esse instante da decomposição através da fotografia e por vezes acrescenta elementos orgânicos desidratados, sugerindo a continuidade do processo de decomposição.

A exposição incorpora uma instalação de elementos estruturais da própria galeria, de modo a reverberar o conceito Mata Adentro: da rachadura por onde brota a natureza insistente, da força que antecipa a retomada da mata anterior. Entre madeiras, imagens e objetos, surge uma proliferação de possibilidades de integração com o todo, com o constante movimento da vida.

Vida Nova

“Vida Nova”, por Rodrigo Bueno @ Galeria Emma Thomas

Abertura: 21 de novembro, quinta-feira, às 18 horas
Período expositivo: 22 de novembro de 2013 a 11 de janeiro de 2014
Rua Estados Unidos, 2205, Jardins – São Paulo
contato@emmathomas.com.br
www.emmathomas.com.br
Segunda a sexta das 11h às 19h, sábados das 11h às 17h
Entrada gratuita/ Livre

Tecto

Milhares de produtos e ideias para seus projetos

Projetos para sua inspiração

Revistas

Kaza Ed. 170 Kaza Ed. 169 Kaza Ed. 168 Kaza Ed. 167 Kaza Ed. 159 - Out - Nov/16