Zoom

VERANEIO NA RIVIERA MEXICANA

 

Riviera Nayarit, no México, era o destino predileto de Liz Taylor

TEXTO E FOTOS HEITOR E SILVIA REALI 

VERANEIO NA RIVIERA MEXICANA

O México resolveu investir de vez na vocação turística e resume quase todos os seus atrativos em um projeto ambicioso no litoral do Pacífico – Riviera Nayarit. Junto a uma variedade de paisagens litorâneas que se dispersam em praias abraçadas por uma floresta tropical, multiplicam-se hotéis com o que há de mais moderno no horizonte, seja no quesito arquitetônico, seja no de conforto e lazer. Nayarit seduz e encanta também pela riqueza cultural dos antigos povos indígenas, cujo legado ainda vive em seu rico universo artesanal. Tudo aliado à culinária mexicana, ousada e saborosa.

 Mas apenas paisagens bonitas não garantem o sucesso de uma viagem. Já a hospitalidade, sim. Reunindo os dois, e bingo, você está em Nayarit. 

Se é possível decifrar um lugar, a Riviera é um deles, e se revela de modo muito especial, criando imagens e sensações que aderem à mente e ao corpo. Você pode deixar Nayarit, mas a sua lembrança não irá deixá-lo por um longo tempo. Por quê? Simples assim: o espírito de Nayarit é livre, e nele convivem, absolutamente inseparáveis, a elegância e o prazer aos quais se rendem aqueles que buscam momentos únicos. 

Ali estão presentes os dois lados de uma viagem alternativa. Basta dirigir pelas estradas costeiras para descobrir a simplicidade das vilas de pescadores e seus mercados, como o de San Blas; ou perambular pelas ruazinhas repletas de lojas de artesanato e, então, fazer uma parada em um dos restaurantes de Sayulit – vilarejo descoberto pelos hippies na década de 1960 – e ali, à beira-mar, saborear um peixe grelhado saramandiado fresquíssimo, um ceviche, ou camarões cozidos no leite de coco. Ou ainda percorrer as marinas de Nueva Vallarta, apreciando o movimento das ondas e dos iates que aportam por lá. Mas se seu lado histórico falar mais alto, o melhor será conhecer os povoados cujos habitantes, em tempos idos, deram origem ao povo mexicano, como o da Ilha de Mexcaltitán, de Tepic, San Francisco, El Nayar e Ixtlán del Rio. 

Depois, é só voltar para um dos muitos hotéis, luxuosos sim, mas que privilegiam a natureza onde se inserem, e se deliciar com a gastronomia assinada por chefs de renome internacional. 

Fina trama de belezas

O que Nayarit tem em comum com Búzios? Além de um litoral com belas praias, as duas cidades ganharam espaço no cenário mundial, praticamente ao mesmo tempo, reveladas por artistas famosas do século passado. Enquanto Brigitte Bardot se isolava na praia fluminense, Elizabeth Taylor buscava refúgio com Richard Burton em Riviera Nayarit.

E no rastro dessa boa onda, na Riviera, vieram resorts e condomínios exclusivos, com projetos arquitetônicos arrojados que, desde então, fazem da arte de se hospedar uma experiência rara. É o caso do “Imanta Resort”, inaugurado em 2010, com 12 habitações. Desenhado pela Overland Partners Architects, a arquitetura do hotel não se limita a ocupar a paisagem – ela o converte na própria paisagem. As construções se escondem na região da Biosfera de Serra Vallejo em uma praia exclusiva, embora cada “casona” tenha sua piscina particular. Cada viajante guarda uma razão, um porquê de, certo dia, ter escolhido um lugar e ter saído em busca dele. O ponto em comum é que, se a viagem é um exercício de liberdade, em Nayarit essa liberdade tange a plenitude.

 

 

 

 

Tecto

Milhares de produtos e ideias para seus projetos

Projetos para sua inspiração

Revistas

Kaza Ed. 170 Kaza Ed. 169 Kaza Ed. 168 Kaza Ed. 167 Kaza Ed. 159 - Out - Nov/16