Filtre por:

Notícias

Conheça mais sobre o maior prédio do mundo

Prédio mais alto do mundo conta com 160 andares e mede 828 metros.

Rebatizado após sua inauguração, no início de janeiro, o prédio mais alto do mundo ganhou o nome de Burj Khalifa, uma homenagem ao líder de Abu Dhabi, emirado vizinho que emprestou US$ 10 bilhões para salvar Dubai da crise.

A construção do prédio começou durante o "boom" econômico da última década e envolveu cerca de 12 mil trabalhadores. A data da inauguração já havia sido adiada duas vezes desde o início da construção, em 2004.

A torre de 160 andares mede 828 metros superando em mais de 300 metros o recordista anterior, o Taipei 101, em Taiwan, que mede 508 metros de altura e ostentava o título de maior do mundo, desde 2004.

Burj Khalifa é duas vezes mais alto que o Empire State, em Nova York, sendo possível vê-lo a uma distância de 95 quilômetros e o exterior é coberto com cerca de 28 mil painéis de vidro, que brilham ao sol do deserto em torno de Dubai.

Burj Khalifa

De concreto e aço por dentro, vidro e alumínio por fora, o desenho do edifício trouxe desafios técnicos e logísticos sem precedentes, não apenas por conta de sua altura, mas também porque Dubai é suscetível a fortes ventos e está perto de uma falha geológica. Os ventos no emirado chegam a 50 km por hora, e no topo do prédio a velocidade pode ser três vezes mais alta.

"Fomos atingidos por raios duas vezes, houve um grande terremoto no ano passado originado no Irã, e tivemos todos os tipos de vento atingindo o prédio durante a construção. Os resultados foram bons e eu cumprimento os arquitetos e profissionais que ajudaram a construí-lo”, explica Mohamed Ali Alabbar, diretor da Emaar, a empresa responsável pela construção – www.emaar.com

Burj Khalifa

Como muitos dos outros prédios altos do mundo, Burj Khalifa foi planejado e construído durante os anos de crescimento econômico, e foi concluído durante a crise global do mercado de crédito - o Empire State foi concluído durante a Grande Depressão dos anos 30 e as Torres Petronas, na Malásia, durante a crise asiática dos anos 90.

Ali Alabbar, presidente da empresa responsável pela construção, afirma que 90% do prédio já foram vendidos e que a construtora já obteve mais de 10% de lucro.

Arquitetura, estrutura e interior

A modular estrutura em forma de Y “espiral”, além de suas vantagens estéticas e funcionais utilizada para dar forma ao núcleo do Burj Khalifa também contribui para reduzir as forças do vento sobre a torre, bem como manter a estrutura simples e fomentar a construtibilidade com recuos ao longo de cada uma das três alas, fornecendo uma configuração estável inerente à estrutura. O núcleo central surge no topo e culmina em um pináculo esculpido. O prédio ganha ainda formas que remetem a arquitetura islâmica.

Burj Khalifa

Mais de 40 testes de túnel de vento foram realizados no Burj Khalifa para examinar os efeitos que o vento teria sobre a torre e os seus ocupantes. Foram testados com os guindastes de torre em torre para garantir a segurança em todos os momentos. Estudos especiais também foram realizados para determinar como deveriam ser tratadas as mudanças de pressão e temperatura em relação à altura.

Burj Khalifa se destaca também por seu design único, que atraiu conceituados designers de todo mundo para uma competição de profissionais. Mas a honra de projetar a torre mais alta do mundo ficou para o líder mundial na criação de ultra-estruturas de altura, o escritório de Chicago da Skidmore, Owings & Merrill LLP (SOM) – www.som.com, com Adrian Smith FAIA, RIBA, consultoria em design Partner e liderada pelo designer premiado Nada Andric.

O acabamento ficou por contata de vidro, aço inoxidável e pedras escuras polidas, juntamente com piso travertino prata, paredes de estuque veneziano, tapetes artesanais e piso de pedra. O interior foi inspirado pela cultural local.

Burj Khalifa

Mais de 1.000 peças de arte de importantes artistas do Oriente Médio e internacional adornam Burj Khalifa. Muitas das peças foram especialmente encomendados pela Emaar e selecionadas de forma a criar um meio de ligação entre as culturas e as comunidades.

Estrutura

A superestrutura é suportada por um grande tapete de concreto reforçado, que por sua vez é apoiado por estacas também de concreto. O projeto foi baseado em extensos estudos geotécnicos e sísmicos. O tapete é de 3,7 metros de espessura, e foi construído com 12.500 metros cúbicos de concreto.

A base de fixação da torre no chão – denominada pódio, permite o acesso a três extensões em diferentes níveis do edifício. Totalmente envidraçados, os pavilhões de entrada foram construídos com cabo suspenso e estrutura em rede permitindo entradas separadas para os diversos setores do Khalifa, incluindo o Hotel Armani, localizado no nível 1.

Burj Khalifa

Revestimento Exterior

O revestimento exterior é composto por vidros reflexivos com alumínio e painéis texturizados tímpano em aço inoxidável- foram utilizados cerca de 26.000 painéis de vidro para revestir todo o prédio. Mais de 300 especialistas de revestimento da China foram trazidos para este trabalho. O sistema de revestimento é projetado para suportar o calor extremo do verão de Dubai, e para continuar a garantir a sua integridade.

O toque final do Burj Khalifa é a sua torre telescópica composta por mais de 4.000 toneladas de aço estrutural. A torre foi construída a partir de dentro do prédio e levantada a sua altura total de mais de 200 metros (700 pés), por uma bomba hidráulica. Além de assegurar o lugar de Burj Khalifa como estrutura mais alta do mundo, a torre é parte integrante da concepção global, criando um senso de conclusão para o marco.

Hotel Armani

O Armani Hotel Dubai tem a assinatura estilo Armani tecida em cada um dos 160 quartos e suítes. Os quartos estão localizados nos níveis de cinco a oito do Burj Khalifa, com suítes nos pisos 38 e 39. Além de excelência gastronômica, o Hotel Armani Dubai incluirá Armani Prive, Armani Spa, Armani Dolci, loja de chocolates e doces, um Armani Fiori, uma loja de flores, e Armani Galleria.

Conheça mais sobre o Burj Khalifa pelo site www.burjdubai.com

Fonte: Globo.com