Filtre por:

Notícias

Livro: Design e Ergonomia

Designers discutem como a tecnologia influencia na qualidade de vida

A evolução tecnológica proporcionou a melhoria da qualidade de vida, mas vários problemas de interface geram constrangimentos, acidentes e frustração aos consumidores e usuários, e preocupam tecnólogos, pesquisadores e entidades de proteção aos consumidores. Em Design e ergonomia: aspectos tecnológicos, lançamento do selo Cultura Acadêmica, Marizilda dos Santos Menezes e Luis Carlos Paschoarelli reúnem trabalhos que abordam diferentes questões, métodos e expressivas demandas para a aplicação da ergonomia no design.

Problemas que estão em discussão desde o final do século passado, quando os termos “ergonomia”, “usabilidade”, “acessibilidade” e “design universal” tomaram conta das questões científicas em torno do design de produtos e sistemas. Os trabalhos reunidos neste livro ressaltam a importância da aplicação da ergonomia no design de produtos e sistemas, com a finalidande de desenvolver tecnologias para melhorar a qualidade de vida humana.

Dividido em doze capítulos, o livro destaca a acessibilidade de equipamentos médico-hospitalares por indivíduos obesos e usabilidade de cadeiras de rodas por indivíduos idosos; avaliações ergonômicas sobre espaços e equipamentos escolares; análises sobre os problemas informacionais em rótulos e bulas de embalagens. Também são abordados, entre outros estudos, os problemas de usabilidade no uso de colete de proteção para atividades policiais, no uso de calçados femininos com salto alto e a usabilidade da poltrona do motorista de ônibus urbano.