Filtre por:

Notícias

Edíficio Paulicéia

Prédios tombados pelo Condephaat

Edifícios Pauliceia e São Carlos do Pinhal são tombados pelo Condephaat

Edifício PaulicéiaConsiderados marcos importantes da arquitetura moderna paulista, os edifícios Pauliceia e São Carlos do Pinhal, localizados na Avenida Paulista, em São Paulo, foram tombados no dia 15 de maio pelo Condephaat. A decisão foi publicada no dia 15 de maio no "Diário Oficial".

A informação é de Letícia de Castro publicada no jornal Folha de S. Paulo desta quinta-feira, 20 de maio. “Projetados por Jacques Pillon (1905-1962) e Gian Carlo Gasperini, 84, no fim dos anos 50, os prédios sintetizam características fundamentais da arquitetura moderna: fachada com pastilhas e venezianas; marquises e pilotis no térreo, que, no projeto original, era totalmente aberto tanto para a Paulista quanto para a rua São Carlos do Pinhal.”

O edifício Pauliceia foi um dos primeiros prédios residenciais a ser construído na Avenida Paulista. O projeto foi elaborado quando o arq Gian Carlo Gasperini ainda trabalhava no Escritório Técnico Jacques Pilon em São Paulo.

Reduto de arquitetos e urbanistas, os prédios passaram por reformas pontuais nos últimos anos. A mais recente delas, em 2006, teve a substituição dos elevadores.

O pedido de tombamento foi formalizado em 2003, por moradores preocupados com uma possível mudança do projeto paisagístico do jardim.


Fonte: Folha de S. Paulo