Filtre por:

Notícias

Como formar a melhor equipe de trabalho

Equipe de Trabalho

Acredito que seja do consenso de todos de que as empresas existem para atender às necessidades do mercado em produtos ou serviços e, em contrapartida, ser recompensada com a geração de receitas e obtenção de lucro. No entanto, você já parou para pensar qual a chave do sucesso para o seu negócio?

A melhor estratégia, produto ou serviço, marketing? Se pensou em alguns desses itens, sua visão técnica do negócio está muito adequada, porém quem faz tudo isso acontecer?

As pessoas que compõem a sua equipe! Isso mesmo, nos dias de hoje, a gestão eficiente do talento humano passou a ser o grande diferencial competitivo de qualquer negócio.

Se ainda não percebeu, logo vai perceber que, mais difícil do que lidar com seus clientes e fornecedores, é montar uma equipe comprometida, motivada e harmoniosa, capaz de utilizar suas inúmeras potencialidades para construir o melhor resultado em grupo.

Quantas vezes já contratou e demitiu pessoas em seu escritório? Qual o tempo médio que permaneceram? Seus funcionários faltam ou ficam doentes com muita freqüência? Como isso afeta a sua produtividade?

Esses são apenas alguns dos indicadores que, se colocados na ponta do lápis, vão te dar números do quanto se perde com uma equipe inadequada ou processo de contratação mal realizado.

Da próxima vez em que for contratar planeje essa etapa com cuidado e siga essas dicas:

- Defina exatamente qual o perfil de profissional que necessita e que o seu negócio comporta, em termos de requisitos técnicos e comportamentais.
- Pesquise qual a fonte mais adequada para buscar candidatos para o seu negócio, como por exemplo, anúncio na internet, jornal, agência.
- Ao receber os currículos, tenha atenção e cuidado para realizar a triagem e contatar os candidatos.
- Ao escolher seu funcionário, sempre procure utilizar mais de uma ferramenta de avaliação (entrevista, teste prático, teste situacional, etc.) para melhor conhecimento do profissional.
- A entrevista é uma etapa muito importante, procure se informar como conduzi-la satisfatoriamente.
- Conte com uma consultoria especializada para realizar esse serviço, caso necessite.

Funcionário contratado? Agora seu próximo desafio é integrá-lo ao trabalho e equipe.

Letícia Seicenti
Diretora de Gestão de Pessoas e Organização
MAESTRA CONSULTORIA
leticia@maestraconsultoria.com.br