Filtre por:

Notícias

Câmara lança catálogos de Niemeyer e Athos Bulcão

Guia de obras de Oscar Niemeyer - Brasília 50 anos e Catálogo de Obras de Athos Bulcão na Câmara dos Deputados

Oscar Niemeyer

A Câmara lançou no último dia 29, duas publicações que homenageiam os 50 anos da Capital: o Guia de Obras de Oscar Niemeyer - Brasília 50 anos, e o Catálogo Athos Bulcão na Câmara dos Deputados. O Guia, proposto pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-DF) e publicado pela Edições Câmara, conta um pouco da história de Brasília por meio de obras do arquiteto Oscar Niemeyer. Os autores Andrey Schlee e Sylvia Ficher, professores de Arquitetura da Universidade de Brasília (UnB), elaboraram 50 verbetes diretamente relacionados com a presença de Niemeyer na capital.

Cinco roteiros de visitação orientaram a organização dos verbetes: o da Esplanada dos Ministérios, o do Eixo Monumental, o do Plano Piloto, o da Universidade de Brasília e o de Brasília como um todo. Cada capítulo é ilustrado com mapas e fotos de Joana França.

Oscar Niemeyer é o responsável direto por mais de 160 projetos para Brasília. As obras são explicadas em seus aspectos arquitetônicos e históricos, de modo conciso, atraente e bem ilustrado, em português, inglês e espanhol. O Guia também traz horários de funcionamento e visitação das instituições abrigadas pelos edifícios e contatos para agendamento de excursões.

Athos Bulcão

O Catálogo Athos Bulcão na Câmara dos Deputados foi editado, pela primeira vez, em 2008, quando a Câmara realizou uma exposição em homenagem ao artista, falecido naquele ano. A publicação traz fotografias, croquis e uma pequena explicação sobre todas as obras que Athos produziu para a Casa.

O arquiteto e autor do Catálogo, Maurício da Silva Matta, explica que, assim como a arquitetura de Oscar Niemeyer, as obras de Athos Bulcão definem a identidade visual da Câmara e dão unidade aos diversos prédios que compõem a Casa Legislativa. "No início, o artista fez obras para a Câmara a pedido de Niemeyer. Depois a própria Casa passou a requisitá-lo, consultando-o inclusive para definir as cores dos seus prédios", revela Matta, que também é servidor da Câmara.

Ele lembra que a Câmara adquiriu duas das últimas criações de Athos, que são um mural de azulejos e um painel, ambos localizados no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor). Outra obra de Athos que pertence a Câmara, ainda em projeto, é uma calçada que será construída no Bosque dos Constituintes. Segundo Matta, o projeto foi idealizado inicialmente para Setor Comercial Sul de Brasília, mas foi adquirido pela Câmara para o Bosque em 2003.