Filtre por:

Notícias

Pavilhão Expo Mundial Xangai

Pavilhão da Expo Mundial 2010 de Xangai vence o Riba Lubetkin Prize

Assinado pelo escritório Heatherwick Studio, edifício lembra um ouriço, com mais de 60 mil hastes de acrílico transparente presas na fachada

O pavilhão da Inglaterra para a Expo Mundial 2010 em Xangai ganhou o Lubetkin Prize pelo melhor projeto internacional feito por um membro do Riba (Royal Institute of British Architects). De autoria do escritório Heatherwick Studio, o edifício lembra um ouriço, com mais de 60 mil hastes de acrílico transparente presas na fachada.

Expo Mundial 2010

Segundo os arquitetos, o empreendimento, batizado de "Seed Cathedral" (ou em tradução literal, Catedral da Semente), tinha três objetivos principais: manifestar diretamente o tema da exposição, fornecer um espaço público aberto para que os visitantes pudessem relaxar, e ser uma ideia simples e forte o bastante para estar entre os melhores pavilhões do evento.

Cada um dos cabos do prédio possui 7,5 m de comprimento (indo do interior ao exterior do edifício) e, no seu interior, sementes de plantas encontradas em diversos locais do planeta. Durante o dia, esses tubos funcionam como fibras óticas que iluminam o interior do local e, à noite, transmitem luz de dentro para fora do edifício, iluminando o seu exterior.

O prédio de 20 m de altura foi construído dentro de um grande pátio com piso irregular, como se fosse um papel de presente amassado. De acordo com o Heatherwick Studio, o formato simboliza o fato de que o local é um presente da Inglaterra para a China.

Além do Seed Cathedral, concorriam ao Lubetkin Prize os projetos Timberyard Social Housing, de O'Donnell e Tuomey, e o Anchorage Museum at Rasmuson Centre, feito por David Chipperfield.

Mais informações sobre o escritório Heatherwick Studio acesse o site http://www.heatherwick.com

Fonte: Piniweb – Ana Paula Rocha