Filtre por:

Notícias

Projeto Saulo Szabó e Fernando Oliveira

Projeto Residencial

Espaços flexíveis

Projeto residencial pelos arquitetos Saulo Szabó e Fernando Oliveira

Criar espaços aconchegantes e ao mesmo tempo versáteis foram os grandes desafios encontrados pela dupla de arquitetos Saulo Szabó e Fernando Oliveira ao assumir a reforma deste apartamento de 75m2 destinado a um jovem casal.

Dentre as exigências feitas pelos proprietários estavam um espaço reservado para ele tocar guitarra e flexibilidade dos ambientes. Sendo assim, a sala de jantar destinada a quatro pessoas, acomoda até seis. O espaço da Guitarra serve também de apoio para a sala de estar, adequando duas pequenas poltronas da mesa de jantar de Sergio Rodrigues. 

Aproveitando espaços

Alguns truques foram utilizados pelos profissionais para melhor aproveitamento de espaço. A mesa de jantar retangular estrategicamente localizada proporcionada melhor circulação na sala. O armário ao lado do sofá da home fica praticamente escondido e é utilizado como roupeiro. A cozinha fica aberta para dar mais amplitude visual e a bancada na cozinha é utilizada tanto para refeições curtas, como também como aparador da sala de jantar.

O revestimento do banheiro foi trocado por pastilhas brancas. Foi incorporada ainda louças brancas e bancada de vidro para dar mais leveza e sensação de espaço ao banheiro.

Dicas para amplitude nos ambientes

- Usar espelhos ou abrir alguns vãos (neste caso semelhante ao da cozinha);
- Armário e Móveis – a melhor opção para apartamentos pequenos é usar marcenaria, pois é muito mais flexível;
- Ficar atendo com a disposição de cada peça;
- Iluminação adequada;
- A pintura deve ser clara;
- Utilizar pisos com poucas juntas e quanto maior, melhor.