Filtre por:

Notícias

Empire State – Edifício Sustentável

Empire State busca posto de prédio mais “verde” do mundo construído antes da Segunda Guerra

O Empire State, maior edifício de Nova York e ícone mundial, está em fase avançada de retrofit para implementação de processos que vão torná-lo sustentável. O controlador do grupo e dono da propriedade, Anthony E. Malkin, já busca para a estrutura o título de prédio de escritórios “mais verde” do mundo construído antes da Segunda Guerra Mundial.

As reformas começaram em abril de 2009 e serão finalizadas em dezembro de 2013. Em 2011, mais de 50% das melhorias, que devem economizar US$ 4,4 milhões anuais em eletricidade e diminuir o rastro de carbono em 7 mil toneladas por ano, já estará instalada. Ao término de todo o processo, o prédio estará entre o seleto grupo dos 10% de edifícios americanos que operam dentro dos padrões de eficiência energética e sustentabilidade.

Responsável diretamente pelo segmento de eletricidade e controle de emissão de CO2, a Johnson Controls, por meio da divisão de Building Efficiency, fornece soluções de automação, gestão e climatização predial. A companhia está encarregada da instalação de 6,5 mil janelas duplas com filme e gás de preenchimento; adaptação de 6 mil saídas de calefação com barreiras refletivas e isolantes; melhoria estrutural das quatro caldeiras industriais do ar condicionado; instalação de sensores  de carbono nos dutos para controlar o fluxo de ar externo no sistema de refrigeração; modernização da tecnologia utilizada no controle de temperatura.

Este grupo de ações responderá isoladamente por 61% dos benefícios do retrofit e serão necessários pouco mais de três anos para que o investimento do Empire State se pague apenas pelas economias resultantes. Com base na certeza dos resultados, a Johnson Controls tem o compromisso de, durante 15 anos após o fim das obras, pagar aos controladores do edifício o equivalente a economias previstas que não se concretizarem.

O case do retrofit do Empire State é um dos destaques que serão apresentados no Green Building Brasil, que acontece de 1º a 3 de setembro na sede da Fecomercio, em São Paulo, e que visa disseminar os benefícios e conceitos da indústria da construção sustentável, que na região ainda evolui em ritmo lento. A experiência será relatada pela primeira vez no país pela especialista em certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Desig) da Johnson Controls dos Estados Unidos, Kimberly Hosken, que está diretamente envolvida no processo.