Filtre por:

Notícias

O retorno da arquitetura Sagrada

Livro sugere um retorno ao sagrado para a arquitetura moderna

Uma simples vista na moderna paisagem urbana com prédios de gosto duvidosos baseados apenas na funcionalidade é suficiente para percebermos o quão distantes estamos dos mestres do Renascimento Italiano ou de seus pares do mundo antigo.

Em contraponto a isso, a emoção que as grandes catedrais européias nos proporcionam, ou mesmo os templos do antigo Egito e da Grécia, nos mostram a importância do sagrado na arquitetura e, torna-se chave para apreciar a leitura de O Retorno da Arquitetura Sagrada, recém lançado pela Editora Pensamento.

O autor, Herbert Bangs, arquiteto norte-americano que já foi diretor de urbanismo do município de Baltimore, nos mostra através de fotos e esquemas, o caráter divino de antigas construções, cujas estruturas baseadas nas leis de proporção e número, estavam montadas para que os homens pudessem perceber a relação entre o homem e o Cosmos. Em contrapartida, Bangs revela como os edifícios modernos, de crua funcionalidade, suscitam o que há de pior na humanidade, reforçando o que há de mais vil em nossa natureza.

O livro sugere uma nova visão aos arquitetos contemporâneos que devem se reconectar e resgatar o caráter divino e cósmico quando forem projetar os seus edifícios, que passarão a refletir então, os padrões sagrados da proporção e da geometria, propiciando mais harmonia ao nosso mundo.

Sobre o autor: Herbert Bangs foi arquiteto da R.R. Buckminster Fuller, a Geodesics, Inc, e diretor de urbanismo do município de Baltimore. Projetou e construiu uma casa solar, onde vive hoje, em Maryland.