Filtre por:

Notícias

7ª Bienal Ibero Americana de Arquitetura

Seis brasileiros recebem prêmio ex aequo da 7ª Bienal Ibero-americana de Arquitetura

A 7ª Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo aconteceu entre 11 e 14 de outubro, em Medelim, Colômbia, com o tema "A Arquitetura para a Integração da Cidadania", reunindo arquitetos e urbanistas de todos os países de línguas ibéricas, incluindo Espanha e Portugal.

Dentre os 35 projetos finalistas, premiados ex aequo, seis eram brasileiros: Casa em Ubatuba (SP), de Angelo Bucci; Box House (SP), de Yuri Vital; Centro Educativo Burle Marx-Inhotim (MG), de Alexandre Brasil Garcia e Paula Zasnicoff Cardoso; a Sede da Fundação Iberê Camargo (RS), de Alvaro Siza Vieira; Museu do Pão (RS), de Francisco de Paiva Fanucci e Marcelo Carvalho Ferraz, e o Hospital Sarah-Rio (RJ), de João da Gama Filgueiras Lima (Lelé).

O Memorial da Imigração Japonesa (MG), de Gustavo Penna; a Biblioteca São Paulo (SP), da Aflalo & Gasperini; o Edifício Aimberê (SP), de Andrade Morettin e a Praça Victor Civita (SP), de Levisky Dietzsch, também estiveram em exposição durante o evento.

Os arquitetos Abilio Guerra, Ruth Verde Zein e Fernando Mello Franco representaram a participação brasileira no evento. Marcelo Carvalho Ferraz, do Brasil Arquitetura, além de finalista, também palestrou, junto de seu sócio Francisco Fanucci. "Encontramos pouquíssimos brasileiros, além dos que eram palestrantes. Em se tratando de um evento com mesas redondas de altíssimo nível, é uma pena que o Brasil esteja praticamente fora deste processo de encarar os problemas das cidades", lamenta Ferraz. 

Vejam os projetos selecionados