Filtre por:

Notícias

Projeto Hospital Oswaldo Cruz

Nova unidade do Hospital Oswaldo Cruz é assinada por Teresa Gouveia

A arquitetaTereza Gouveia assina projeto da nova unidade de especialidades do Hospital Alemão Oswaldo Cruz em São Paulo

Para conceber o projeto da primeira unidade externa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, no bairro do Campo Belo – SP, a arquiteta paulistana Teresa Gouveia priorizou o conforto e a luminosidade natural, tornando os ambientes quentes e acolhedores. A modernidade e a humanização no conceito hospitalar é evidente em cada detalhe do projeto, das recepções à área clínica e cirúrgica. “A proposta foi criar espaços aconchegantes e bem iluminados, que remetam à qualidade de vida e ao bem estar”, explica Teresa.

Para a luz natural, priorizada em toda concepção do projeto, foram utilizadas divisórias de vidro, com um mix de películas, que mantiveram a privacidade necessária, mas com intensa passagem de luz. Além dos vidros, os espaços receberam também materiais quentes e aconchegantes e texturas amadeiradas. Nas cores, predominaram os tons de verde e lilás, utilizados na nova comunicação visual do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

As circulações ganharam faixas especiais para fixação de bate-macas e corrimãos. As recepções receberam pisos amadeirados e as áreas clínicas, pisos lisos com desenhos estilizados, que auxiliam na demarcação das áreas, criando diferentes percepções.

Uma preocupação constante no trabalho da arquiteta foi tornar os espaços acessíveis, “a unidade recebeu três banheiros para deficientes e os demais possuem barras de segurança e campainhas de emergência. Todos os detalhes foram muito bem pensados para a eficácia e a qualidade do atendimento ao paciente, mas dentro de um local leve e muito confortável”, explicou.  

Fornecedores

Gerflor e Tarkett / Ace
Design-on
Itaim
Altena
Georgian
JR Estilos
Lira & Nobre
Bortolini
Marelli
Devant
Breton
Uniflex Moema
Moldura Minuto
3M
Nexus Engenharia
MHA