Filtre por:

Notícias

Vidrosom 2011

No Rio, Seminário apresenta novas soluções acústicas para combater a poluição sonora

 Como planejar e projetar ambientes com conforto acústico adequado e que atendam as normas, como a NBR 15.575, da ABNT? Quais as novas tecnologias e técnicas de aplicação do vidro para se obter um conforto acústico perfeito? O que é holográfica acústica? Qual sua importância para o isolamento acústico de uma residência? Estas são algumas das questões a serem apresentadas na terceira edição do VidroSom 2011, marcada para o próximo dia 27 de abril, no auditório do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), na praia do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Durante o evento, também será comemorado o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, criado pela Associação “League for the Hard of Hearing”, dos Estados Unidos, com um minuto de silêncio para chamar a atenção sobre o impacto que o ruído provoca na vida das pessoas. Além disso, serão anunciados os vencedores de um concurso de desenho sobre poluição sonora que contou com a participação de alunos da rede de ensino estadual do Rio.   

É a primeira vez que o evento sai de São Paulo e vai para outra cidade. O Rio foi escolhido por conta da natural expectativa de crescimento dos negócios do setor em função da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Na programação, destaque para a palestra sobre ruídos internos em edificações e isolamento acústico junto às esquadrias a cargo do professor Moysés Zindeluk, Doutor em Ciência Acústica e Vibrações e professor de Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Rio de Janeiro.  O engenheiro Carlos Henrique Mattar, gerente de Desenvolvimento de Mercado, da Cebrace, irá destacar as características, propriedades e novas tecnologias incorporadas ao vidro; e a arquiteta Débora Ferreira, Gestora de Negócios da Armstrong na América do Sul, vai falar sobre a importância da absorção acústica em ambientes corporativos.  Já o empresário Edison Claro de Moraes, diretor da Atenua Som, vai falar sobre a holografia acústica, técnica de imagens que determina, com alta definição, a perda acústica e identifica os eventuais locais de vazamento de ruído em função da frequência. No final, os palestrantes irão debater questões relativas à aplicação da NBR 15.575, da ABNT, norma de desempenho para edifícios habitacionais que deveria entrar em vigor em novembro do ano passado e teve seu prazo de obrigatoriedade adiado para o dia 12 de março de 2012.

Barulho mata

Decibéis muito acima do tolerável ocupam, hoje, o terceiro lugar no ranking de problemas ambientais que mais afetam as populações do mundo inteiro. Não se trata de simples incômodo. Barulho mata. São 210 mil vítimas fatais todo ano, só por infarto, aponta a OMS (Organização Mundial da Saúde). Esses dados também serão apresentados durante o VidroSom 2011 Promovido pela Atenua Som, o VidroSom 2011 tem o patrocínio exclusivo da CEBRACE, apoio da Claris, Artesana e Somfy; e do IAB-RJ (Instituto dos Arquitetos do Brasil-RJ).

 


Edison Claro, idealizador da Vidrosom