Filtre por:

Notícias

IAB de São Paulo ganha livraria

Bookstore abre suas portas no IAB de São Paulo

Cerca de 500 pessoas estiveram presentes na noite de quinta-feira passada, dia 24 de março, na inauguração da Livraria Bookstore, no centro de São Paulo. A noite foi marcada pela presença de grandes arquitetos, como Paulo Mendes da Rocha, diretores do IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil, além de muitos estudantes e curiosos. Para Valter Caldana, a inauguração da livraria é a realização de um sonho de várias gerações de frequentadores do IAB. “Por meio da livrara o IAB voltará a ser uma referência no cenário cultural de São Paulo”, diz o diretor da faculdade Mackenzie.

Foram praticamente cinco meses de muito trabalho que envolveu desde o projeto de reforma do espaço, as obras, as instalações e a organização de 12 mil títulos. “De certa forma eu esperava o sucesso que foi a inauguração pelo know how que a livraria tem. Agora temos que manter a expectativa dos clientes e trazer mais publicações exclusivas”, comenta Antônio Ricarte, sócio-proprietário da livraria. Das editoras estrangeiras, cerca de 30% são exclusivas e das nacionais, 15% são da Bookstore.

A loja tem 140m e um mezzanino com café, projetada pelo professor/doutor do Mackenzie, Júlio Cezar Bernardes. “O projeto da livraria Bookstore trata-se de uma intervenção significativa, uma vez está localizada no pavimento térreo do edifício do Instituto de Arquitetos do Brasil. O novo objeto não deveria correr o risco de ocupar demasiadamente o lugar, o que poderia levar à descaracterização de sua espacialidade”, explica o arquiteto. “Tivemos a oportunidade de ver no rosto de cada pessoa a satisfação de poder agora usufruir de um espaço dedicado principalmente aos professores, estudantes e profissionais da área de arquitetura, que eram carentes disso. Agradeço aos nossos funcionários, colaboradores e também a todos que estiveram presentes e, que de alguma forma, colaboraram para que isso acontecesse. Foram momentos inesquecíveis que sempre permanecerão em minha memória”, ressalta Vera Fontes, sócia-proprietária da livraria.