Filtre por:

Notícias

Wadi Rum Resort

Um hotel de luxo no deserto

Um resort de luxo em pleno deserto da Jordânia, no Oriente Médio. A materialização dessa ideia coube ao escritório de arquitetura Oppenheim Architecture, que tem duas sedes internacionais: uma nos Estados e outra na Suíça. De acordo com a equipe de arquitetos envolvida no projeto, o resort no deserto garantiu uma oportunidade singular para elaborar um novo contrato entre o homem e a natureza, “Reinterpretando a forma como lidaram com a terra, a nossa proposta estabelece um novo marco para a qualidade, design e sustentabilidade no ambiente natural. Para viver em harmonia com o mundo natural, temos que aprender a voltar a envolver a terra em nossas vidas.. Sincera e atemporal, sua arquitetura é, simultaneamente, poderosa, mas confortável; primitiva e, ao mesmo tempo, inovadora; casual, mas elegante”.

A arquitetura se funde com o entorno e, assim como explora, também realça a beleza natural do local. O contraste entre o inóspito da região e as acomodações luxuosas, garante uma  experiência que envolve os sentidos, onde tudo é intencionalmente reduzido ao que é essencial, estabelecendo uma ligação antiga com o universo através do resgate de uma vida simples, com formas elementares e materialidade sincera aliada ao uso de abundantes recursos naturais, criando uma experiência tanto física, quanto etérea.

“A arquitetura do Wadi visa milagrosamente e meticulosamente acrescentar outro som em uma sinfonia perfeita, outro ingrediente em um prato perfeito. O ponto de partida conceitual tem suas raízes nas histórias tectônicas e geológicas da região”, esclarece o time de arquitetos do Oppenheim.. O projeto ganha singularidade através do envolvimento das falhas e fissuras naturais existentes no deserto com a arquitetura inserida na paisagem, realizando uma verdadeira sincronização com a topografia do lugar.

Simplicidade e funcionalidade permeiam o projeto do Wadi Rum Resort, com suítes, spas e áreas de convivência. Espaços que foram concebidos como respostas espaciais para estabelecer uma conexão, que mais parece um deslocamento, com o planeta que habitamos. Sua forma arquitetônica responde diretamente às pistas deixadas pelo processo evolutivo que se estabeleceu, ao longo de milênios e, de forma simples, sua arquitetura está em ressonância com a natureza.