Filtre por:

Notícias

George Nelson: Ícone do design internacional

Se estivesse vivo, George Nelson estaria com 103 anos, completados em maio passado. O designer norte-americano foi uma das figuras mais influentes na segunda metade do século 20. Durante sua vida foi reconhecido como um editor e autor brilhante, publicando livros, artigos e ensaios sobre design. Ao escrever sobre sua notável carreira de 50 anos, o designer descreveu uma série de ideias criativas, momentos de inspiração de quando um individuo solitário descobre que está conectado com uma realidade que nunca sonhou. Para Nelson, um designer precisa lidar criativamente com as necessidades humanas e deve estar sempre ciente das conseqüências de suas ações sobre as pessoas e a sociedade.

Ao se impressionar com seu trabalho, o fundador da Herman Miller – multinacional norte-americano no qual o designer colaborou por 25 anos – D.J. DePree, o convenceu a ser seu diretor de design, o que estimulou Nelson a fundar sua própria empresa de design: a George Nelson & Associates. A relação pessoal e profissional entre Nelson e DePree rendeu uma impressionante coleção de produtos para a Herman Miller: o sofá Marshmallow, a poltrona Coconut, a Nelson Swag Leg Chair, a Platform Bench e até a primeira mesa em forma de L: um precursor das estações de trabalho muito usadas na atualidade.

Sobre a Herman Miller

A Herman Miller foi fundada em 1923 por D.J. De Pree em Michigan, EUA. É uma empresa de mobiliários que empenha-se em criar um mundo melhor ao seu redor— com design e serviços inventivos que realçam os lugares onde as pessoas trabalham, curam-se, aprendem e vivem, através de seu comprometimento com a responsabilidade social. Entre os produtos mais destacados da empresa estão a cadeira Aeron, um ícone reconhecido em todo o mundo que já fez parte do acervo do MoMa de Nova York e recebeu o prêmio Business Week como “Design  da Década de 90”; as linhas Eames Aluminum Group and Soft Pad Chairs assinadas por Charles e Ray Eames; a cadeira Mirra assinada pela empresa de design alemã “Studio 7.5” e a cadeira Celle criada pelo designer Jerome Caruso. No ano fiscal de 2009, práticas empresariais inovadoras e o compromisso com a responsabilidade social estabeleceram a Herman Miller como uma empresa reconhecida em Nível Mundial. Em 2011, foi novamente citada pela FORTUNE como uma das "Mais Admiradas" em seu segmento e está entre as "100 Melhores Empresas para se trabalhar” nos Estados Unidos da América. Já a Fast Company citou a Herman Miller em 2010 em "Inovação All-Stars". Hoje, a Herman Miller está presente em mais de 100 países, inclusive no Brasil há mais de 50 anos.