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Cabeças 2011 na Momentum & Design

Cabeças de cerâmica transformaram-se em arte pelas mãos de um grupo de designers convidado pela loja Momentum & Design, de Curitiba (PR). Dividido em uma programação anual, o primeiro evento ‘O que está na cabeça dos designers’, aconteceu no dia 28 de junho e teve um bate-papo com os criadores: Jacqueline Terpins, Sergio Fahrer, Pedro Mendes, Silvio Romero, Flávio Borsato, Maurício Lamosa e Marcus Ferreira.

 

Além da discussão sobre design, as cabeças de cerâmica branca, customizados pelos profissionais, ficam expostas até dezembro na loja, quando serão incorporadas com todas as peças produzidas pelos profissionais ao fim dos três eventos programados. Para Marinice Bettega, proprietária da Momentum & Design, os eventos prometem inspirar quem apreciar a exposição: “Não há maneira melhor de expressar uma criação a partir da customização de sua própria cabeça. Selecionamos profissionais de destaque nacional que têm como características o bom gosto, criatividade brilhante e que realizam um trabalho diferenciado”.


Sergio Fahrer inspirou-se na utilização de cores em uma peça viva e alegre. Conhecido por sentir-se estimulado pelo desafio técnico que as peças podem provocar, o significado da cabeça que customizou fica por conta dos observadores. “Na minha peça utilizei pétalas de margarida coladas e seladas com seladora à base de água, que não agride o meio ambiente. Ao redor da cabeça está o aço retorcido, refletindo a relação do ser humano com a natureza. As interpretações eu deixo por conta de quem vê”. O designer Pedro Mendes enfrentou o desafio esbanjando traços de sua personalidade e criatividade. “A ideia proposta de customizar uma cabeça de cerâmica branca é inusitada. Sempre desenhei pessoas, mas nunca pintei uma cabeça. No que seria o cabelo estão caracteres do teclado de um computador, representando o acesso da juventude aos equipamentos eletrônicos. Porém esta facilidade de acesso gera, em contraponto, dúvidas na cabeça destes jovens que acabam por não conseguir ter uma visão completa de mundo”. Por sua vez, a designer Jacqueline Terpins utilizou a potencialidade de sua técnica de moldar vidros em sua criação. “A peça é muito sugestiva, uma página em branco para criar. A matéria-prima reflete minha trajetória profissional e representa o contato humano renegado, escondido pelas telas de TV e computador. Se fosse para nomear a peça, ela receberia o nome Só”.

 

Uma cabeça cheia de ideias. Esta é a criação de Silvio Romero, que com uma espécie de rolha guarda palavras e mensagens dentro da escultura. “Todas as minhas ideias e inspirações estão aqui dentro. É uma cabeça recheada, que quando retirada a rolha fica completamente oca”. Maurício Lamosa e Flávio Borsato, do EstudioBola, fizeram uma homenagem à indústria. “Gostaríamos de colocar um brilho na cabeça, mas da mesma forma, não queríamos algo que remetesse necessariamente ao luxo. Pensamos então em porcas de metal, homenageando este setor em grande desenvolvimento em nosso país”. O designer Marcus Ferreira enjaulou a cabeça. “Optei por deixar a cabeça branca, representando o nulo, o vazio, preso dentro de uma jaula preta. A referência às moedas e notas significa que a humanidade pensa apenas em dinheiro, opondo-se ao que queremos realmente oferecer. As pessoas devem alimentar-se de amigos, amor e parcerias para alimentar a alma”, explica.

 

Ao final dos três eventos que compõem o ‘Cabeças 2011 na Momentum’, as peças produzidas pelos designers convidados serão leiloadas e a renda revertida para a Abracce – Associação Brasileira de Assistência ao Cidadão com Câncer e ao Especial Carente. Para quem deseja ver a exposição, a Momentum & Design fica na rua Desembargador Costa Carvalho, 208, Batel, Curitiba, PR. Mais informações pelo telefone (41) 3242 2920. Todas as fotos dessa reportagem foram feitas pelo fotógrafo Gerson Lima.