Filtre por:

Notícias

Metro Arquitetos cria projeto para Nestlé

Foi inaugurada em Caçapava (SP), uma mega estrutura de visitação pública da fábrica de chocolates Nestlé, planejada pelo escritório Metro Arquitetos Associados.  O projeto é composto por duas torres e uma passarela elevada distribuídos em uma área de 1850m². Ousada, a estrutura, feita em vidro e aço, chama atenção de quem trafega pela rodovia que liga São Paulo ao Rio, a Presidente Dutra, pela sua geometria estrutural.

Parte do projeto de comunicação Chocolovers, que leva crianças e adultos para fazerem um tour pela fábrica, o projeto levou quase 3 anos para ser concluído e resolveu funcionalmente os fluxos conflitantes entre produção e visitação. Agora, os visitantes não serão conduzidos pelo chão, mas sim, pela passarela elevada que percorre todo o interior da fábrica.

Com acesso facilitado a estrutura proporciona um roteiro interessante aos visitantes que como em um museu, acompanharão todo processo de fabricação dos Chocolates Nestlé que será apresentado de forma interativa e envolvente com informações do processo produtivo desde a matéria prima até a embalagem sem atrapalhar a produção. “A intenção foi que a passarela fosse facilmente percebida por quem trafega. A geometria e os materiais foram pensados para provocar uma experiência sensorial e perceptiva, contribuindo para uma melhor apreensão das informações sobre a história e produção do chocolate, tal qual em um museu”, afirma o arquiteto Martin Corullon.

Sobre o Metro

Fundado em 2000, em São Paulo, o Metro é um escritório de arquitetura com projetos em diferentes escalas, de instalações temporárias a intervenções urbanas. Com uma prática que alia rigor técnico, detalhamento e pesquisa, o escritório busca soluções contemporâneas sem abandonar a tradição arquitetônica moderna, fruto da intensa colaboração com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha. É constante a participação em projetos artísticos e culturais. Fazem parte do portfólio do Metro clientes como Nestlé, Votorantim, Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo e a Galeria Leme, entre outros.

 

Ficha Técnica

Realização: Nestlé Brasil

Concepção e Coordenação: JWT

Direção de criação: Mario D’Andrea, Roberto Fernandez e Andrea Siqueira

Criação: Christian Faria, Marlon Zannatti, Andrea Siqueira, Carlos Nunes, Ricardo Kawano e Vinicius Montana.

Arquitetura e Museografia: Metro Arquitetos Associados

Estrutura: Companhia de Projetos

Fundações: Renato Perezin

Obra Civil: Enplatec

Estrutura Metálica: Bandeirantes

Conteúdo: Pletora

Projeto Gráfico: BVY Arquitetos

Produtora de Vídeos: Film Planet

Trilha Sonora e Áudio: Estúdio Zut

Coordenação Executiva: Giro

Cenotecnia: Liz Eventos

Instalações Audiovisuais: Emotique

Iluminação: Lux Projetado